O dia da mudança

weight-fat

É curioso o click que se dá nas pessoas com excesso de peso, o qual as leva a fazer dieta ou a mudar os seus hábitos de forma radical. A justificação, a motivação, pode ser muito diferente de caso para caso. Pode ser a frase ‘assustadora’ que o médico disse; um susto que tenha acabado nas urgências; um comentário depreciativo; a frustração de nunca se conseguir um número que sirva; a foto que nos faz cair na realidade; não querer sentir vergonha junto das amigas das filhas; estar farto de lhe dizerem que ressona; mil e uma coisas que podem ser a justificação que faltava para mudar. No “Bom Dia Portugal”, ouvi uma vez a nutricionista Maria Paes Vasconcelos a dar o seguinte exemplo: “Se os filhos ou os netos, com 4 a 5 anos e cerca de 1m de altura, nos derem um xi-coração ao nível da barriga, e conseguirem tocar com os dedos das mãos uns nos outros atrás das costas, então, é bom sinal”.

Eu andava a fazer festinhas no consumo de calorias. Sabia que o fígado continuava gordo. Até já tinha dificuldade em vestir alguns dos números maiores que estavam no guarda-roupa. Dizem que o algodão não engana, e a balança também não. Nem a balança, nem as calças, nem as camisas, nem…tudo o que se vista, com excepção dos sapatos. Os pés deverão ser a única coisa que se mantém imune a todos os excessos alimentares. Mas mesmo assim, parecia que faltava um empurrão final. Os excessos alimentares cometidos no Natal de 2009 terão sido a gota que fez transbordar o copo. Depois, foi uma fotografia que me tiraram a 1 de Janeiro de 2010. A frase que usei ao vê-la foi: “Credo! Estou mesmo anafado”. Foi nesse preciso momento que decidi ser tempo de mudar.

Se podia por iniciativa própria começar a praticar mais desporto e a mudar os hábitos alimentares? Podia. Mas a probabilidade de insucesso seria certamente muito elevada. Eu queria mudar mas precisava de alguém que fosse na ponta do barco a incentivar e a corrigir as minhas remadas. Foi assim que surgiu a Nutricionista. Um Virgem não costuma ligar amigo da esquina a dizer que algo faz mal. Mas se for um médico a dizer “Tchiii, bem…é pá, você…cuidado…olhe que assim…”, é coisa para causar um arrepio de terror na espinha e para levar uma pessoa a dizer que a partir desse dia fará tudo aquilo que o Senhor Doutor disser para fazer. A palavra de um profissional de saúde na área do nutricionismo, aliada a 60€ por consulta (por mês), sem reembolso no seguro de saúde, seriam certamente os factores que assegurariam um incentivo de peso, passe a expressão.

Primeira consulta, primeiro choque. A pesagem indicava 98,6Kg, a que correspondia um IMC de 30,1. Se o IMC fosse 29,9, eu teria ‘apenas’ Excesso de Peso. Mas assim, eu era um Obeso Tipo I. É lá! Eu nem queria saber se haviam mais tipos de obesidade, para não ter a tentação de dizer uma frase pobrezinha do tipo : “Bem, podia ser pior. Podia ser do Tipo II ou X”. Qual quê!? Obeso Tipo I. Já chegava para me preocupar. É claro que nisto da obesidade não existe apenas um problema estético. Tensão alta; Fígado Gordo; Ressonar; Parâmetros elevados nas análises ao sangue, etc. Esses é que são os verdadeiros problemas, os quais, mais tarde ou mais cedo, podem causar um grande ou trágico problema.

A punição não foi muito severa. Não é que eu comesse mal. Eu comia era muito. Por isso, eu não teria de fazer grandes sacrifícios alimentares para a coisa ir ao lugar. Exercício regular (a parte que faltava), fruta fora das refeições e sopa ao jantar. Tudo o resto, mais ou menos já eu fazia.

Estava dado o pontapé de saída.

Esta entrada foi publicada em Dieta, IMC, Nutricionismo, Saúde com as etiquetas , , , . ligação permanente.

8 respostas a O dia da mudança

  1. Pingback: São estas pequenas coisas que… | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  2. cristina dinis roldao diz:

    é “à conta” destes relatos que eu ainda hei-de mudar alguns dos meus maus hábitos, mas ai, ai…. é tã custoso mosso….

    • Cristina, eu não acredito nos métodos selváticos usados no “Peso Pesado”, mas acredito nas mudanças que são feitas com calma ao longo do tempo. Depois de nos habituarmos à vida sedentário, é muito difícil começar seja o que for. Por isso, a mudança tem de ser progressiva sobre pena de resultar num fracasso. E aos poucos, vai-se ganhando a tal motivação que se julgava perdida. Andar pelo menos 30m por dia, é das melhores coisas que se pode fazer

      • cristina dinis roldao diz:

        Mas qual será a magia, o truque, o segredo para gostar de andar ?! (parece-me tão inútil, correr nem pensar). E agora dito entre uma tonelada de parentesis: nunca gostei muito de desporto, trabalho na área do desporto, administrativamente !!!! e estou farta de desporto…..shiuuuuuuu…..

      • Cristina, eu dou este exemplo. Este mês a piscina está fechada. E para não passar um mês sem fazer nada, inscrevi-me num ginásio até ao final de Agosto. Lá, no final de cada sessão poêm-me a fazer exercício cardio vascular que consiste em correr numa passadeira. Pois bem, nunca tive tantas saudades de andar ou correr na rua. É preciso muita força de vontade para estar em cima de uma passadeira sem se ver nada de novo, sempre com a mesma paisagem, sempre no mesmo sítio. É uma monotonia que desmotiva.
        Por isso, o segredo, se é que existe, a motivação, eu diria que é a possibilidade de se apreciar uma paisagem, de ir vendo coisas novas, de ir vendo os pormenores, enquanto se faz exercício.
        Depois, tenho sempre o meu companheiro inseparável do leitor de Mp3. Sem música não dá.
        A ideia é por os phones nos ouvidos, escolher as músicas favoritas e traçar um trajecto para se fazer uma passeio em passo acelerado. Quase sem dar-mos pelo tempo passar, já estamos de volta com o ‘dever’ cumprido 🙂

  3. cristina dinis roldao diz:

    Tens razão Luis, não tinha pensado nisso, é pertinente e simples ao mesmo tempo.
    Também tenho que aprender a “imbirrar” menos com o dever, se é em prol da nossa saúde.
    Obrigada pela ajuda, um abraço e bôa nôti : )

  4. Maria diz:

    Descobri o seu blog por mero acaso, mas revejo-me totalmente nas situações que descreve. Excepto na questão do tabaco, porque nunca fumei, também deixei que o peso chegasse quase aos 100Kg, ao adoptar um estilo de vida sedentário, depois de uma vida inteira de desporto. Entre nada fazer e muita “paparoca”, o peso foi dos 65 aos 98Kg, com todas as complicações do costume, articulações, diabetes, etc.
    Também decidi mudar de vida e voltar ao exercicio e práticas alimentares mais saudáveis.
    Obrigada pelo seu blog, é bom ver que é possivel chegar aos nossos objectivos.

    Maria

    • Maria, eu é que agradeço o seu comentário. O principal objectivo, quando abri este blogue, era transmitir o meu testemunho, partilhar com todos os que chegaram a uma situação de excesso de peso que a mudança é possível, basta querer. Basicamente, se eu conseguia, então, qualquer outro também conseguiria. Fundamental é mesmo adoptar as «práticas alimentares mais saudáveis» e praticar exercício físico de forma regular (nada de entrar em dietas milagrosas ou pílulas fantásticas que dizem funcionar sem qualquer esforço por parte de quem as toma).
      Bons treinos

Deixe uma Resposta

