A centralização desportiva

Mapa Lisboa Desporto

No primeiro post deste blogue, escrevi que «não treino para entrar em competições. Faço-o sobretudo, ou apenas e somente, para obter os benefícios da prática do exercício físico». Ok. Mas se participar numa prova de 10Km, poderei fazê-lo como mais um treino e não estar preocupado com o tempo final com que termine. E neste momento sinto-me perfeitamente capaz de começar a enfrentar provas de 10Km. Venham elas. Mas onde? Aqui no Algarve? Desconheço.

Já passaram 15 anos desde que saí de Lisboa e rumei ao Algarve para enfrentar um novo desafio de vida. De início ia todos os fins-de-semana a Lisboa. Agora, é raro ir. E quando o faço, ao fim de dois dias já estou a desejar como momento em que passo a Vasco da Gama para entrar na A2 rumo a Sul. Dois dias em Lisboa sabem bem para estar com amigos de infância e para ter acesso a coisas que não existem por aqui ou que são difíceis de arranjar, assim uma espécie de “banho de civilização”. Mais do isso é para entrar em stress profundo. Demasiada gente, demasido trânsito. Se eu há 20 anos atrás era capaz de dizer isto? Ma Ke Jeto!?

No calendário desportivo que vi aqui e depois da leitura do útlimo número da Sport Life, só entre Setembro e Outubro, identifiquei as seguintes provas de 10Km:

E aqui pelo Algarve? Nada. Zero. Se 270Km são impeditivos de ir a Lisboa? Hum … há 2 anos atrás não seriam, mas agora, com um tipo chamado Vitor Gaspar a sufocar-nos de austeridade? Nem pensar. Gasolina, portagens, talvez estadia, são factores que anulam qualquer ideia de participação numa dessas provas. Paciência. Vai-se treinando.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Corrida, Provas Desportivas com as etiquetas , . ligação permanente.

6 respostas a A centralização desportiva

  1. Salvo erro em Novembro, “temos” as X Milhas do Guadiana, prova entre Vila Real St.António e Espanha, feita em sentidos diferentes cada ano, ora começando em Portugal e terminando em Espanha, ora o contrário. Prova que já fiz algumas vezes, mas pelas mesmas razões (orçamento cada vez mais limitado), não tenho ido nas últimas edições, com grande pena minha.

    E tem toda a razão, às vezes parece que Portugal é Lisboa. Mas como refere, isso também tem o seu preço: o tal, o da civilização (?), que acarreta stress e gente e confusão, e onde a vida corre bem mais depressa, com as suas nefastas consequências.

    Deveria haver um intercâmbio entre atletas, tipo: mutuamente oferecer estadia a atletas de longe. Minimizava bastante as despesas, e poderia ser muito benéfico e positivo. Mas admito que não é nada fácil de se realizar…

    Bons treinos
    Ana Pereira

    • Ana, confirmo a realização das “X Milhas do Guadiana” a 6 de Novembro, segundo a lista de provas neste site. O senão é o facto de serem 10 milhas e não, 10 Km 🙂 Bem devagar talvez fosse capaz de fazer isso, mas sinto que ainda preciso de mais uns treinos para tentar ir mais longe. Sobretudo, tentar correr duarnte 90′ sem parar, coisa que ainda não tentei fazer. 10Km é a distância que neste momento está bem ao meu alcance e com um tempo razoável. Daí ter salientado essas 5 provas em Lisboa nessa distância.
      Outra coisa absolutamente escandalosa. A 9 de Outubro vai-se realizar a Maratona de Faro. Além dessa prova, também se realiza a Meia Maratona e uma Prova da Família, numa distância de 6Km. Ora, ainda pensei em participar nesta última, só que, atênção a isto, a inscrição é agora de 20€???? Se na Corrida do Tejo todos reclamam dos 14€, o que dizer então deste valor, igual para a Prova de Família e para a Meia Maratona? Isto é mesmo para desistir da ideia.

  2. Pingback: X Milhas do Guadiana, lá estarei … espero | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  3. Pingback: E o Dorsal, Pá? | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  4. Pingback: Um ano | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  5. Pingback: Corrida UNICEF, em Vilamoura … a ver vamos | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s