Uma questão de bom senso (natação)

natacao

Por norma, a piscina que eu frequento tem sempre 2 pistas livres para uso do público em geral. As restantes estão ocupadas pelas aulas de natação e pelos clubes de competição. Por isso, será sempre difícil estar ali a nadar sozinho. Com dois é fácil. Com 3 é preciso coordenação. Com 4 é granel. Mais que isso venho-me embora.

Com dois na mesma pista é fácil. Vão os dois no mesmo lado ou vai um em cada lado e evita-se haver ultrapassagens. Com 3, para evitar acidentes, é preciso que todos nadem do mesmo lado e no mesmo sentido. E tudo seria fácil se todos nadassem à mesma velocidade, só que isso é coisa que apenas acontece com os da pista ao lado, aqueles da competição. Quando estão 3, um pode ir em bruços, outro em crawl lento e outro em crawl mais rápido, obrigando a que comecem a suceder-se ultrapassagens. O problema é que a nadar não é assim muito fácil andar a fazer-se ultrapassagens. Ou a pessoa é obrigada a abrandar o ritmo, acabando por ir dando toques nos pés do nadador da frente, ou se decide ultrapassar, sendo necessário aumentar bastante o ritmo para que a ultrapassagem seja feita antes que um outro nadador possa vir em sentido contrário. Ficamos mais cansados por causa disso e acaba por ser um stress.

E tudo seria mais fácil se quem anda ali se preocupasse em ver se há alguém a nadar mais rápido e esperasse na parede para que essa pessoa pudesse passar sem ter que andar em ultrapassagens. É isso que eu faço sempre, mas infelizmente, nem todos têm esse bom senso. Há de tudo. Até mesmo aquele que segue na sua braçada, indiferente a todos os que andem ali, capaz de bater na parede e atirar-se no sentido contrário sem se importar em ver se tem alguém por perto, que por acaso até nada mais rápido.

É provável que estas pessoas tenham carro e que andem na estrada. Quando conduzem, duvido que tenham a mesma atitude que têm a li na piscina, naquela pista onde estão mais nadadores. É que se tiverem, será acidente pela certa. Irrita-me andar ali preocupado em não incomodar ninguém, preocupado em fazer com o espaço limitado possa ser utilizado por todos da melhor forma, e que outros não vejam para além do seu umbigo.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Natação com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Uma questão de bom senso (natação)

  1. Olá.
    Existe um código de conduta entre nadadores que é mais ou menos conhecido do pessoal que frequenta as piscinas e faz competição.
    O resto da malta, incluído alguns monitores e responsáveis pela operação das piscinas desconhecem a existência do código de conduta e nem se lembram que existem normas de etiqueta quando se devem cumprir quando se partilha um espaço com estas características.
    Um pouco de prática,
    Se 2 nadadores partilham uma pista, então um deles encosta-se à esquerda e outro à direita de modo a não se chocarem quando se cruzam.
    A existência de um 3º nadador obriga a que se ande em carrossel encostado à direita na Europa e USA e encostado à esquerda no UK.
    A existência de uma pistas lentas e rápidas é importante para evitar congestionamentos de tráfego., por isso deve pedir-se que seja atribuída sempre que possível uma pista mais rápida.
    Quando existam 4 nadadores numa pista deve dar-se intervalos de 12,5mts entre eles,mesmo que isso impeça a saída no momento exacto quando se treina com séries.
    Enfim é a vida.
    João

    • João, agradeço o comentário pois foi bastante esclarecedor. Desconhecia a existência desse código de conduta, mas calculava que pudesse existir algo que fosse pelo menos baseado no bom senso. Ali, era costume haver a indicação de pista lenta e pista rápida, mas ultimamente, não sei se por preguiça dos que ali andam de calções laranja, essas placas deixaram de ser colocadas. Eu ia sempre para a piscina às 7 da manhã, e a essa hora havia espaço para todos, pois éramos só 3 ou 4 a disputar umas 3 pistas. Mas entretanto a minha filha mais velha passou para as aulas perto das 19h e a essa hora é para esquecer. Eu, como não quero ficar a fazer sauna nas bancadas, aproveito para fazer umas braçadas. Só que das últimas vezes tenho apanhado com uns nadadores que nem código de conduta ou bom senso que seja

      • De nada.
        O código de conduta que me refiro dos nadadores, tem a ver com as 1) ultrapassagens em que o ultrapassado se afasta ou se afunda, 2) quando um nadador chega à parede desvia-se para o lado esquerdo de forma a libertar a chegada, 3) toca no pé do nadador que vai à sua frente para indicar que deseja ultrapassar, entre outras condutas em que os nadadores falam uns com os outros para decidirem como vão ocupar os espaços face aos planos de treinos que vão executar.
        Quanto ás normas de etiqueta elas também devem ser respeitadas e não são menos importantes porque podem perigar a integridade física dos nadadores.

        Abraço

        João

  2. Que bem que revejo esse filme… Não conhecia esse código de conduta, quer dizer, só conhecia a parte de se nadar sempre à direita, não sabia que se forem só 2 fica um de cada lado… é sempre bom aprender

    Depois… é como em tudo: o respeito e o bom senso nem sempre se encontram e há situações lamentáveis: os que vão à nossa frente mais devagar que nós e nós a molengar e se nos descuidamos lá estamos a tocar-lhes nos pés, e eles/elas chegam à parede e arrancam de novo sem dar cavaco a ninguém! Obrigam a ultrapassagens com aumento de ritmo que nos arrasa e o tal stress… Há também os que vão “brincar” e andam a pairar pelo meio da pista agarrados à bóia(tenho lá um artista – jovem, a quem de forma educada mas crítica já lhe disse que não devia estar ali parado no meio – depois de lhe ter batido (ia eu a nadar de costas), (batido…quer dizer…tocado…não batí à criança, apesar da vontade…); mas de uma forma geral, na piscina onde ando, as pessoas entendem-se. Só há 1 pista para utilização livre, mas se não houver aulas nas outras, as pessoas espalham-se. Hoje por exemplo tive uma pista só para mim durante 50 minutos, com a companhia do tal artista durante 10 minutos, mas acho que o pequeno já está a aprender…

    Um bom fim de semana para si e família

    ps: eu, se vejo que empato e se estou a ser perseguida e apanhada – estou a empatar o outro – , assim que toco a parede, agarro-me e faço sinal para o meu perseguidor seguir…

    ali, onde ando, de uma forma geral, está-se bem (no máximo junta-se 3 pessoas na pista, mas é raro). Ando lá desde Agosto, estou satisfeita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s