Uma música que não me sai da cabeça

ipod%20shuffle

Preciso de música para acompanhar o exercício físico. Com excepção da piscina, onde não arrisco a comprar um leitor Mp3 para andar dentro de água – não acredito que se perceba alguma coisa das músicas –, tudo o resto é acompanhado com música. Há 5 anos atrás, depois da minha vesícula ter expirado o prazo de validade e de ter deixado de fumar, quando eu comecei a mexer-me ao fim-de-semana com caminhadas no Ludo, fui brindado pelos anos com um leitor de Mp3, algo que provocou em mim o chamado ‘Momento NOW’, o qual eu descrevi num post. Quando o carreguei com as músicas favoritas e fui andar, achei que «quando cheguei ao fim, parecia que tinha passado a voar pelos restantes “atletas” e que o trajecto tinha demorado apenas 5m». Há muito que esse leitor passou à história, mas o hábito manteve-se. Correr numa passadeira dentro de um ginásio, é sempre uma luta desgraçada contra a monotonia. Correr nessas condições, sem música, seria mesmo para esquecer.

Está tudo organizado em apenas 3 pastas, com os nomes pomposos de “Slow”, “Walking Fast” e “Run”. O conteúdo em cada uma delas serve para acompanhar cada um dos momentos da corrida: aquecimento e alongamentos; corrida; descanso e alongamentos. Mas posso dizer que até já corri ao som das músicas calmas da pasta “Slow” e que correu tudo bem. No fundo, o importante é a distracção que a música produz no cérebro, ajudando muitas vezes a ignorar o cansaço ou a desmotivação. Lá nas “X Milhas do Guadiana”, eu optei, mal, por não levar música. Terei ouvido dizer que não era permitido. Ainda ontem, enquanto via fotos da Maratona do Porto, tropecei nesta foto, a qual mostra dois atletas a curtirem o seu som.

Pois não sei se foi por saber que ia correr sem música, a verdade é que antes da partida, na instalação sonora do estádio de VRSA, tocava bem alto esta música. Ouvi lá e à chegada a Ayamonte. Dei por mim, ao longo da prova, a tentar assobiar isto baixinho. E agora estou há dois dias sem conseguir tirar isto da cabeça. Para quem nunca foi a uma prova, fica também a nota que o ambiente que antecede a partida é ao som de música e muita animação. É giro.

Maroon 5 com Christina Aguilera – “Moves Like Jagger”
Esta entrada foi publicada em Equipamento, Provas Desportivas com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

