On the road … again

CIMG0895

Ó para ela … linda. Uma Top Sirla adquirida em 1998 (creio) pela estonteante quantia de 60 contos. Toda em ferro (creio) e sem amortecedores, que era para sentir os braços a tremer como se estivesse a manobrar um martelo pneumático. Mudanças Shimano STX, e não me peçam para dizer mais pormenores que eu não faço ideia do resto. Ainda andei muito com ela em Vilamoura, diga-se de passagem, uma zona fantástica para andar a pedalar. Depois fui morar para Faro, a vontade de fazer exercício físico era pouca ou nenhuma, e a bicicleta transformou-se num mono que só servia para ocupar espaço. Entretanto mudaram os hábitos, ganhou-se o gosto pela prática de desporto, mas existia uma espécie de embirração com o acto de pedalar. Só que, quem tem como objectivo participar numa Triatlo, não pode continuar sem pedalar.

Ora bem, eu tinha uma bicicleta parada, à espera de ter uso. Não era uma bicicleta de estrada, não era leve, mas era minha e podia ser usada sempre que eu quisesse. E depois de ler os comentários feitos a este post, onde vários disseram que até com uma BTT se pode entrar numa prova de Triatlo, mais motivado fiquei para voltar a pedalar. Levei a bicicleta a uma loja e pedi para a afinarem e fazerem umas alterações: colocar pneus de estrada e pedais de encaixe.

Foi assim que, a 1 de Janeiro de 2012, voltei a pedalar depois de alguns anos de paragem. Fantástico! A sensação de deslizar a sentir o vento na cara é mesmo muito boa. Mas melhor foi sentir a bicicleta a andar como nunca andou. Primeiro, os pneus mais finos fazem toda a diferença. Segundo, os pedais de encaixe permitem uma pedalada mais forte e uniforme. Terceiro, voltar a pedalar quando já se tem grande resistência devido à natação e à corrida, juntamente com um corpo mais magro, será completamente diferente de tentar fazer isso com mais uns 10Kg em cima e com vontade de fumar uns cigarros antes, durante e depois.

Foram 28Km feitos em 1:20:00, a uma velocidade média de 21,4Km/h, com um máximo de 31,4Km/h. Próximo objectivo: 30Km em 60 minutos? 40Km em 90 minutos?

CIMG0898

Uma nota especial para os pedais de encaixe. Há anos atrás tinha comprado estes sapatos e nunca me tinha atrevido a andar a pedalar com os pés encaixados fosse no que fosse. O que posso dizer é que fazer o encaixe no pedal é muito fácil, assim como libertar o pé em caso de necessidade. Pelo menos foi isso que sucedeu comigo. Por isso, se estiver na dúvida, a minha sugestão é que avance sem medo para uma solução destas, pois verá que vale a pena.

Esta entrada foi publicada em Bicicleta com as etiquetas . ligação permanente.

8 respostas a On the road … again

  1. Ganfas diz:

    A minha bicicleta está pendurada à quase 1 ano, desde que comecei a correr que não lhe dou atenção nenhuma.

    Gostava de voltar a pedalar, mas não me sinto muito confortável a faze-lo à noite e a ultima vez que fui andar senti algumas dores no tendão de Aquiles do pé esquerdo por isso vai ficando encostada.

    Bons Treinos e já agora um bom ano.

    Abraço

    • Ganfas, tentar ir pedalar à noite é mesmo desaconselhável. Eu neste meu plano de incluir a bicicleta nos treinos, creio que ficarei limitado a apenas 1 dia de treino, que será ao Domingo de manhã. Isto porque é a altura onde se consegue ir na berma da EN125 com muito pouco trânsito a circular. É o defeito do ciclismo em relação à corrida: não existe um local onde se possa pedalar em segurança, sem haver sempre o receio de levar uma cacetada de carro que se desviou para a berma da estrada.
      Bom também para ti, com a conquista de muitos objectivos e metas desportivas

  2. Pingback: No “Tour” do Sotavento Algarvio | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  3. Pingback: BH ZAPHIRE 6.9 2012 | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  4. Pingback: Um treino madrugador que soube lindamente | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  5. Pingback: X Milhas do Guadiana, 22ª edição, 2013 – Fotos | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Deixe uma Resposta

