De manhã ou de tarde?

21240346_4

Qual a melhor hora para fazer desporto? Ou qual a hora que nos sentimos melhor para praticar desporto? Se for natação, eu prefiro logo pela fresquinha, entenda-se, aí pelas 7 da manhã. Se for corrida, diria que me é indiferente, pois tanto gosto de correr a ver o nascer do sol, como a ver o por do sol. No entanto, noto que as corridas feitas ao final do dia têm a particularidade de me tirar a vontade de dormir nas horas seguintes, daí que não seja adepto dos treinos a seguir ao jantar. Voltando à natação, hoje foi mais um dia em que fui treinar às piscinas de Loulé com o grupo do Louletano Triatlo. Para alguns, a possibilidade de acordar e madrugada e ir fazer um treino de natação poderá parecer um pesadelo, mas no meu caso, é algo que faço com muito gosto. Além de gostar de nadar bem cedo, saliento também a sensação de bem estar com que se fica depois do treino, o que permite encarar o resto do dia com ânimo e boa disposição. Por curiosidade, fica aqui a rotina associada a um treino matinal na piscina: Acordar às 05:30; tentar por o corpo a funcionar e ingerir 1 banana, 1 laranja e 1 cubo de marmelada; chegar à piscina por volta das 06:45; equipar, fazer aquecimento, alongamentos e começar o treino às 07:00; nadar durante cerca de 60 a 75 minutos; tomar duche, vestir e ir tomar o pequeno-almoço no café mais próximo (posso dizer que o galão de máquina e a sandes de queijo me parecem a melhor coisa do mundo naquele momento).

Ainda não foi hoje que consegui fazer o plano de treino na totalidade. Estava previsto fazer isto (Total 2900m):

2 x (100 L + 100 C) *** 2 x 100 de lado e mexe antebr 10” *** 2 x 100 CU 123 10” *** 2 x 100 bilateral + desl 10” *** 3 x (4 x 100 L 15”) 1′ Normal / Palas / Barbatanas *** 3 x 200 L 20” (primeiros 25 Mariposa de cada 100m) *** 100 desc

E eu terei feito isto (Total 1850m):

‎2 x (100 L + 100 C) *** 2 x 50 de lado e mexe antebr 10” *** 1 x 50 CU 123 10” *** 2 x 100 bilateral + desl 10” *** 3 x (3 x 100 L 15”) 1′ Normal / Palas / Barbatanas *** 200 L 20” (primeiros 25 Bruços de cada 100m)

O problema é que eu tento fazer mais, mas os braços chegam a um ponto que já não carburam. Seja como for, destaco que um treino com aquele grupo é sempre um treino de qualidade, onde tiro muito mais proveito do que quando treino sozinho nas piscinas de Olhão.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Exercício Físico, Natação com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a De manhã ou de tarde?

  1. Lénia diz:

    Olá Luís,

    De facto, para mim, é de manhã que começa o dia e é nessa altura do dia em que sinto que retiro mais vantagens de um treino. Começo o dia com outra pujança e com o sentimento que parte da minha missão para esse dia está cumprida. Ultimamente confesso que, desde que mudou a hora, ando mais preguiçosa. Abro a pestana às 7h30 e penso sempre “Ah, ainda está escuro, para ir sozinha…” Mas com os dias a amanhecer mais cedo, vou começar em breve o meu treino para o triatlo de Quarteira, que (glup) é já no final de Março. Vai ser um grande desafio, já que não nado e não pedalo há meses e meses.
    Beijo,
    Lénia

    • Lénia, eu bem que gostaria participar nesse Triatlo, sobretudo por ser o único dessa distância realizado bem perto de casa, o que evitaria gastos em viagens. Só que a 5 de Janeiro já estou a ver essa data a aproximar-se demasiadamente depressa, quando ainda tenho muitas questões por resolver. Primeiro a história do joelho, que continuo sem saber se é coisa que irá passar com o tempo, para poder volter a correr, ou se é coisa mais complicada. Depois é a bicicleta, pois não sei se poderei aparecer com uma “Top Sirla” sem ser gozado por todos 🙂 Soma-se a simples questão das barras do tejadilho para poder transportar a bicicleta. E termina-se com a questão do fato térmico. Ou seja, um problema técnico e 3 problemas que envolvem investimento, coisa que neste momento está mesmo muito difícil fazer. Seja como for, os treinos de natação vão-se fazendo e os treinos de bicicleta apontam-se para os Domingos de manhã com voltas cada vez maiores. Depois logo se vê. Uma coisa é certa, ver aquele vídeo do Triatlo Longo em Lisboa é coisa absolutamente inspiradora, que dá vontade de mesmo amanhã tentar fazer uma prova desse género.

  2. João Lima diz:

    Qual é para mim a melhor hora? De manhã, à tarde e à noite! Qualquer hora é boa!
    Para não habituar o organismo à mesma hora, tento variar o máximo possível.

  3. Eu também sou um “bicho da manhã”… faz-me confusão treinar a partir das 9h00 ou das 10h00, com muita gente, calor, etc. Talvez porque a essa hora normalmente já estou despachado do treino 🙂 Confesso que fazer-me à Serra de Sintra às 7h00 (ainda de noite) ou atirar-me para dentro da piscina às 7h30 me abrem o apetite (literalmente) para um dia extremamente bem passado! Como dizia o Vitor Gamito num post há uns dias atrás (https://www.facebook.com/gamito.vitor/posts/10150563134159524), é incrível a adaptação do corpo humano às rotinas de treino, mesmo mais exaustivas! As endorfinas, as endorfinas… 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s