De manhã ou de tarde?

21240346_4

Qual a melhor hora para fazer desporto? Ou qual a hora que nos sentimos melhor para praticar desporto? Se for natação, eu prefiro logo pela fresquinha, entenda-se, aí pelas 7 da manhã. Se for corrida, diria que me é indiferente, pois tanto gosto de correr a ver o nascer do sol, como a ver o por do sol. No entanto, noto que as corridas feitas ao final do dia têm a particularidade de me tirar a vontade de dormir nas horas seguintes, daí que não seja adepto dos treinos a seguir ao jantar. Voltando à natação, hoje foi mais um dia em que fui treinar às piscinas de Loulé com o grupo do Louletano Triatlo. Para alguns, a possibilidade de acordar e madrugada e ir fazer um treino de natação poderá parecer um pesadelo, mas no meu caso, é algo que faço com muito gosto. Além de gostar de nadar bem cedo, saliento também a sensação de bem estar com que se fica depois do treino, o que permite encarar o resto do dia com ânimo e boa disposição. Por curiosidade, fica aqui a rotina associada a um treino matinal na piscina: Acordar às 05:30; tentar por o corpo a funcionar e ingerir 1 banana, 1 laranja e 1 cubo de marmelada; chegar à piscina por volta das 06:45; equipar, fazer aquecimento, alongamentos e começar o treino às 07:00; nadar durante cerca de 60 a 75 minutos; tomar duche, vestir e ir tomar o pequeno-almoço no café mais próximo (posso dizer que o galão de máquina e a sandes de queijo me parecem a melhor coisa do mundo naquele momento).

Ainda não foi hoje que consegui fazer o plano de treino na totalidade. Estava previsto fazer isto (Total 2900m):

2 x (100 L + 100 C) *** 2 x 100 de lado e mexe antebr 10” *** 2 x 100 CU 123 10” *** 2 x 100 bilateral + desl 10” *** 3 x (4 x 100 L 15”) 1′ Normal / Palas / Barbatanas *** 3 x 200 L 20” (primeiros 25 Mariposa de cada 100m) *** 100 desc

E eu terei feito isto (Total 1850m):

‎2 x (100 L + 100 C) *** 2 x 50 de lado e mexe antebr 10” *** 1 x 50 CU 123 10” *** 2 x 100 bilateral + desl 10” *** 3 x (3 x 100 L 15”) 1′ Normal / Palas / Barbatanas *** 200 L 20” (primeiros 25 Bruços de cada 100m)

O problema é que eu tento fazer mais, mas os braços chegam a um ponto que já não carburam. Seja como for, destaco que um treino com aquele grupo é sempre um treino de qualidade, onde tiro muito mais proveito do que quando treino sozinho nas piscinas de Olhão.

Esta entrada foi publicada em Exercício Físico, Natação com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a De manhã ou de tarde?

  1. Lénia diz:

    Olá Luís,

    De facto, para mim, é de manhã que começa o dia e é nessa altura do dia em que sinto que retiro mais vantagens de um treino. Começo o dia com outra pujança e com o sentimento que parte da minha missão para esse dia está cumprida. Ultimamente confesso que, desde que mudou a hora, ando mais preguiçosa. Abro a pestana às 7h30 e penso sempre “Ah, ainda está escuro, para ir sozinha…” Mas com os dias a amanhecer mais cedo, vou começar em breve o meu treino para o triatlo de Quarteira, que (glup) é já no final de Março. Vai ser um grande desafio, já que não nado e não pedalo há meses e meses.
    Beijo,
    Lénia

    • Lénia, eu bem que gostaria participar nesse Triatlo, sobretudo por ser o único dessa distância realizado bem perto de casa, o que evitaria gastos em viagens. Só que a 5 de Janeiro já estou a ver essa data a aproximar-se demasiadamente depressa, quando ainda tenho muitas questões por resolver. Primeiro a história do joelho, que continuo sem saber se é coisa que irá passar com o tempo, para poder volter a correr, ou se é coisa mais complicada. Depois é a bicicleta, pois não sei se poderei aparecer com uma “Top Sirla” sem ser gozado por todos 🙂 Soma-se a simples questão das barras do tejadilho para poder transportar a bicicleta. E termina-se com a questão do fato térmico. Ou seja, um problema técnico e 3 problemas que envolvem investimento, coisa que neste momento está mesmo muito difícil fazer. Seja como for, os treinos de natação vão-se fazendo e os treinos de bicicleta apontam-se para os Domingos de manhã com voltas cada vez maiores. Depois logo se vê. Uma coisa é certa, ver aquele vídeo do Triatlo Longo em Lisboa é coisa absolutamente inspiradora, que dá vontade de mesmo amanhã tentar fazer uma prova desse género.

  2. João Lima diz:

    Qual é para mim a melhor hora? De manhã, à tarde e à noite! Qualquer hora é boa!
    Para não habituar o organismo à mesma hora, tento variar o máximo possível.

  3. Eu também sou um “bicho da manhã”… faz-me confusão treinar a partir das 9h00 ou das 10h00, com muita gente, calor, etc. Talvez porque a essa hora normalmente já estou despachado do treino 🙂 Confesso que fazer-me à Serra de Sintra às 7h00 (ainda de noite) ou atirar-me para dentro da piscina às 7h30 me abrem o apetite (literalmente) para um dia extremamente bem passado! Como dizia o Vitor Gamito num post há uns dias atrás (https://www.facebook.com/gamito.vitor/posts/10150563134159524), é incrível a adaptação do corpo humano às rotinas de treino, mesmo mais exaustivas! As endorfinas, as endorfinas… 😉

Deixe uma Resposta

