No “Tour” do Sotavento Algarvio

16102011215512

Ontem, uma voltinha de bicicleta pelo Sotavento Algarvio, incluída em mais um treino para tentar cumprir o tal objectivo de participar numa prova de Triatlo. O primeiro treino tinha sido apenas para testar os novos pneus de estrada. Mas esses cerca de 28Km, feitos em estrada plana, com paragens e alguns andamentos em ritmo de passeio, souberam a pouco. Senti que tinha pernas e pulmão para mais, por isso, avancei desta vez para uma volta maior e mais exigente. Um trajeto circular com saída de Olhão, subida pelo acesso à Via do Infante até Santa Catarina da Fonte do Bispo, virar à direita e ir pela EN270 até à rotunda de Tavira e virar à direita usando a EN125 até voltar a Olhão, num total de cerca de 46Km e 312m de ganho de elevação.

Impressões: As subidas trouxeram outra motivação, existindo superação das mesmas com batimentos cardíacos dentro de uma faixa perfeitamente razoável para o esforço em causa. A bicicleta, coitada, é aquilo que é, não se podendo esperar grandes desempenhos. É preciso lutar contar o peso dela e contra umas mudanças que teimam em saltar da 3ª/4ª para 3ª/7ª, tornando difícil a sua gestão. Na prática, das 21 mudanças à disposição do freguês, todo o percurso foi efectuado com apenas 4 mudanças 3ª/3ª (nas subidas mais exigentes), 3ª/4ª (na maior parte das subidas), 3ª/5ª (planos) e 3ª/7ª (descidas). Muito bonito o trajeto ao longo da EN270. De referir também que me cruzei com vários grupos de ciclistas, sendo as manhãs de Domingo a altura que muitos escolhem para pedalar. A verdade é que a um Domingo de manhã pode-se andar perfeitamente a pedalar na EN125, como se esta fosse uma qualquer estrada secundária (no Sotavento é assim). Apesar de a certa altura achar que estava a pedalar depressa, caí logo na realidade quando fui ultrapassado por dois miúdos de uma equipa de ciclismo de Tavira que andavam a treinar ao longo da EN125 … Zuuuum … lá foram eles. Em resumo, houve pulmão, houve pernas, mas não houve nádegas. Caraças! O selim deu cabo de mim. E nem sequer é tão fino ou com ar tão incómodo como este da imagem. Tenho de ganhar calo nesta zona.

Próximas metas? Um trajeto que inclua uma subida ao Cerro de São Miguel. No futuro, quem sabe, talvez uma visita às terras altas que ficam para lá de São Brás de Alportel. Mas isso não será garantidamente com esta Top Sirla.

O trajecto (fazer clique para ampliar).

bicicleta_tavira

Esta entrada foi publicada em Algarve, Bicicleta com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a No “Tour” do Sotavento Algarvio

  1. Lénia diz:

    Temos de combinar uma voltinha ao fim-de-semana. Eu também comecei esta semana a ganhar calo. Ontem fiz a minha segunda voltinha de 2012, mas de apenas 30km, tendo sido a primeira de 27km. Tenho pernas para muito mais, mas a verdade é que a estrada 125 não me inspira confiança. Hoje em dia já é preciso rezar antes de nos metermos à estrada.
    Quanto à corrida, não te entusiasmes. Vai com calma, com treininhos de 5 km até a impressão desaparecer por completo. E pergunta ao Nuno a ver o que ele acha.
    Bjo e bons treinos.

    • Lénia, nadar vai-se para a piscina e correr pode-se ir para a pista. O ciclismo é que se torna mais complicado. Ou se faz BTT e se anda por trilhos sem carros ou, se o objectivo é treinar em estrada, nada a fazer, temos de circular com eles ao nosso lado e fazer figas para que nada de mal aconteça. E nessa situação eu nem sei o que é pior. As secundárias, têm muito menos trânsito, mas regra geral, tem bermas estreitas ou nem têm bermas. A EN125 tem muito mais trânsito mas consegue ter bermas largas.
      Assim que tiver novidades da aquisição da bicicleta, a ver se combinamos um treino já a pensar para o Triatlo de Quarteira 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s