E o Dorsal, Pá?

CIMG0540_blog-18

A malta bem quer participar em provas desportivas, mas somam-se todos os problemas e ficamos logo desmotivados. Basta que a prova seja longe da área de residência para que, a somar a todas as despesas, ainda se tenha de pensar na questão do levantamento do dorsal. Compreende-se que seja uma operação que não deve ser arrastada até ao dia da prova, sob pena da corrida começar e ainda haver fila de atletas a querer levantar o seu dorsal. Mas também se compreende, por motivos sobretudo económicos, que nem todos possam ir de véspera levantar o dorsal, em particular, todos os que têm de viajar muitos quilómetros para poder estar presentes.

Falei por aqui da “Centralização Desportiva”. Aqui pela zona do Algarve, tivemos a “Corrida dos Reis de Faro” e a “Meia Maratona de Ayamonte”. Mas nos próximos tempos, será uma seca desgraçada no que respeita a corridas com distâncias entre 10 e 21Km. Onde é que vão haver várias? Ali para Lisboa e arredores. Estava a ler este artigo da ‘Sport Life’ sobre as corridas que vão haver em Fevereiro. Ignorando os Trail (que regra geral são ainda mais longe que Lisboa), são indicadas 5 provas, das quais, 4 realizam-se nos arredores de Lisboa, ou numa área de 30Km em redor da capital. E os dorsais, pá? Por exemplo, no site Xistarca, em relação aos 20Km de cascais, é dito que:

Levantamentos de dorsais:

  • Dia 17 Fevereiro nas instalações da Xistarca das 10h00 às 18h00
  • Dia 18 Fevereiro, Sábado junto a CM Cascais

Só que a corrida é no dia 19 de Fevereiro com início às 10:00. Bom, só pelo gosto de correr, acordávamos às 4:30, saíamos às 5:30 e aí pelas 9:00, já com paragem pelo meio e algum atraso, estaríamos junto aos Paços do Concelho a fazer aquecimento. Mesmo com gasolina e portagens pelo meio, poupávamos na estadia. Mas e os dorsais, pá? AH! É verdade, os dorsais … para Março estamos também a contar estar presentes na “22ª Meia Maratona de Lisboa”. Ir no dia da corrida, correr e voltar, sem espinhas. Mau! E os dorsais? Um pormenor que também não sabemos como resolver.

Nestas organizações de provas, se uma pessoa se inscrevesse com bastante antecedência, será que não era possível enviar os dorsais pelo correio? Já alguém pensou nisto? Ou será que só nós, algarvios, é que nos deparamos com esta questão do levantamento do dorsal?

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Corrida, Locais, Provas Desportivas com as etiquetas , , . ligação permanente.

12 respostas a E o Dorsal, Pá?

  1. Lénia diz:

    Olá Luís. Normalmente nas edições dos 20Km de Cascais em que participei, tendo sido a última no ano passado, podemos sempre levantar os dorsais na manhã da prova. Quanto à Meia da Ponte é diferente, tornando-se complicado para os que vêm de longe… Sou capaz de ir novamente aos 20km este ano. E tu?
    Bjo.

    • Lénia, tudo dependerá do meu companheiro das corridas e dos treinos, que é quem tem levado o carro. Ele já disse que anda interessado em participar na maioria das provas, aliás, a semana passada, até foi correr a uma terreola espanhola, perto de Huelva, onde houve uma corrida de cerca de 10Km. Depende disso e de me conseguir preparar até lá. Já corri 10Km sem problemas. Mas para ir correr 20Km preciso de mais uns treinos. Sobretudo, não queria exagerar na rapidez do aumento das distâncias de treino, com receio que me volte a dar a dor no joelho ou noutro lado qualquer. Para já, o objectivo principal são os dois triatlos no final de Março. Mas que ando com muitas saudades de entrar numa prova, ando 🙂

  2. João Lima diz:

    Um bom ponto aqui salientado!
    Mas sobre Cascais, tenho levantado sempre no próprio dia.

    • João, mas no site do Xistarca nada diz a esse respeito. P.e., nas “X Milhas do Guadiana”, que teve uns 600 corredores, o levantamento era no próprio dia. Essa em Cascais, pela dimensão e se tiver número semelhante de corredores, pode ser que também seja assim. Mas nos restantes casos, esta questão é sempre mais um entrave para quem se desloca de longe. No caso de Sevilha, quer por ser longe, quer por ser uma maratona, fará sentido passar lá o fim-de-semana. Mas nestas de 10Km, ou mesmo 20Km, com Lisboa a 300Km de Faro, a carteira agradece se formos no próprio dia, mesmo sendo mais cansativo

  3. Muito bom artigo… pá! 🙂 Realmente tens razão, no levantamento dos dorsais deve sempre ser aberta uma excepção para quem vem de mais longe. Eu, por exemplo, estou de partida para o Trilhos dos Abutres e posso levantar o dorsal esta noite ou amanhã até cerca de 1h antes da prova. Bom, isto dependerá de cada organização, pois muitas há que dizem expressamente que “não se efectuam entregas de dorsais nos dias da prova”… enfim 😛
    Quanto à falta de provas no Algarve, olha que estou a tentar mover umas palhinhas aí com uma conhecida Associação de Loulé, para organizar uma corridinha um dia destes por uma qualquer serra algarvia. Eu ia gostar, já o fiz sozinho, portanto melhor ainda com muita (e boa) companhia! Vamos ver…

    • 🙂 José, isso seria uma excelente notícia. Já era tempo deste Algarve ser contemplado com uma qualquer prova de Trail, mesmo que fosse sem qualquer carácter competitivo, tipo encontro de malta para fazer um treino mais puxado. Se isso avançar, avisa, pois eu conheço muitos interessados por aqui que gostariam de experimentar e participar num evento desse tipo.

  4. Epá, em Cascais levanto por ti!! 🙂

    • 🙂 Fixe. Mas depois tens de estar lá na partida para fazer a entrega e para apoiar

      • João Lima diz:

        Ora aí está, ainda não me tinha lembrado dessa. Se for preciso, eu também posso levantar. Podendo levantar no sábado, prefiro ir lá nesse dia mesmo que depois também entreguem no domingo. É que tenho a vantagem de morar perto (Oeiras).
        Se for necessário, envia-me um mail e combinamos

  5. :)))) à partida é que não sei! Gosto de fazer as coisas com antecedência eheh E em Lisboa também, se precisares levanto por ti, sério, estás à vontade.

  6. Pingback: 22ª Meia Maratona de Lisboa EDP | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s