Tri considerações sobre Quarteira

Da dimensão

Partida Triatlo Quarteira

Era 226 tri atletas que estavam alinhados naquela praia, prontos para correr para a água assim que ouvissem a buzina dar o sinal de partida. Certamente existirão provas com mais gente à partida, mas naquele momento, na minha visão, os 226 mais pareciam 1000. Sobretudo quando pensava que todos iriam apontar na mesma direção e afunilar rumo à primeira boia. O que custa mais são os primeiros minutos, onde a confusão é grande e cada um tenta marcar posição para impor o seu ritmo. 

Tri desempenhos

classificacao triatlo quarteira

Um pormenor que marca a diferença neste desporto: o resultado final depende do desempenho em 4 modalidades: Natação, Ciclismo, Corrida e Transições. Sim, quanto mais curta for a prova, uma boa transição, feita de forma rápida, pode ter influência na classificação final. Nesta prova fiquei muito satisfeito com o tempo que fiz na natação pois o resultado superou todas as minhas expectativas: 00:13:47. Foi bom, mas insuficiente para uma melhor posição final, já que o desempenho no ciclismo foi fraco. Na corrida contava fazer abaixo dos 25 min e também fiquei satisfeito com o tempo obtido: 00:23:45.

Veja-se o caso de quem ficou na posição 185º e 172º. Ambos nadaram em 19 min, mais 6 min do que eu fiz. Só que ambos conseguiram pedalar os 20Km em 36 min, ou seja, menos 5 min do que eu. E na corrida também foram bem mais rápidos. Isto para dizer que não importa ser mais rápido num segmento se nos restantes não se tiver desempenho idêntico. Outro exemplo: quem ficou na posição 169º apenas garantiu esse lugar por causa da natação, pois conseguiu percorrer os 750m em cerca de 10 min. Foi isso que, face aos restantes tempos médios, atenuou o fraco desempenho no ciclismo.

O Ciclismo para recuperar?

pulsacoes

Já tinha sido assim no mini Sprint de VRSA: sair da água super acelerado e usar o ciclismo para tentar ter folga para a corrida. Eu que só treino a olhar para as pulsações, acabei de descobrir nestas provas que saio da natação com as pulsações nos 100% ou acima disso em relação ao máximo teórico (220 – idade). Por isso, dou por mim a pedalar num ritmo que me faça ir para pulsações onde consiga ter folga para conseguir correr a seguir. Essa tendência decrescente é bem evidente no primeiro gráfico (os 3 picos mais acentuados coincidem com as 3 subidas de declive elevado que foi preciso fazer durante as 3 voltas ao percurso). Dos quase 180bpm consegui reduzir para perto dos 165bpm e manter esse valor médio ao longo dos 5Km da corrida a um ritmo de 4:44min/Km. Bem, os últimos 200m referem-se ao sprint final para não perder uma posição. O importante agora é fazer mais treinos no ciclismo para que esse segmento não se limite apenas à gestão do esforço para o segmento final, mas possa ser um segmento onde o desempenho seja mais elevado sem colocar as pulsações em zonas perigosas.

Esta entrada foi publicada em Triatlo com as etiquetas . ligação permanente.

3 respostas a Tri considerações sobre Quarteira

  1. migtorres diz:

    Realmente fizeste a subida na 3ª volta ao ritmo cardíaco em que andaste em plano na primeira. Muito engraçado o gráfico do ciclismo, nunca tinha reparado em algo assim, mas em Alpiarça também me aconteceu algo parecido mas bem menos acentuado. Tens muito por onde evoluir, é um facto!

    • Miguel, eu tenho é de deixar de olhar tantas vezes para o Garmin. A maioria corre em função do ritmo e eu em função dos batimentos. Se a faixa que levo ao peito um dia ficar avariada, não sei o que será de mim 🙂

  2. Lénia diz:

    Feel the wind and enjoy the ride!

Deixe uma Resposta

