11ª prova de mar de Praia da Alagoa, Praia de Altura

IMG_8035

Praia de Altura, a 12 de Agosto de 2012, lá estava eu para participar em mais uma prova do 20º Circuito de Mar do Algarve. Desta vez numa distância de 1500m. Uma sugestão para todos os que um dia tencionem participar nestas provas: cheguem cedo ao local das inscrições. A prova tinha início às 11:45 e eu cheguei à praia perto das 11:00. Foi por muito pouco que não fiquei impedido de participar. No regulamento estava escrito que as inscrições encerravam 1 hora antes da partida e eu nem tinha ligado a isso. Eu que gosto de chegar cedo para estes eventos competitivos, para poder fazer tudo com calma e ir apreciando a paisagem, estava ali em último lugar na fila das inscrições, a ver o tempo a passar e a prever que iria ter de fazer tudo a correr até começar a nadar. Tal e qual. Com menos de 10 min para a partida, foi correr até ao chapéu onde esperava a minha claque, por a touca e os óculos, correr para a água para tentar dar umas braçadas, sair da água e correr ao longo da praia até ao local da partida, aproveitando para rodar os braços pelo caminho para aquecer os ombros.

Nova imagem (11)

Tirando o stress de chegar tarde ao evento e ter de fazer tudo a correr, haviam boas notícias: o mar estava calmo e tinha uma temperatura agradável. Um cenário bem diferente ao que tive de enfrentar em Quarteira. Desta vez a ondulação não iria ser um adversário. Os verdadeiros adversários eram os mesmos que estavam à partida na praia de Quarteira: malta nova com ar de passar muitas horas na piscina. Os dados oficiais indicam que estavam 136 nadadores naquela praia, sendo 98 nadadores e 38 nadadoras. Uma vez mais, uma excelente percentagem para a presença feminina, quando comparada com as provas de atletismo. Ouviu-se a buzina da partida e eu lá fui, nas calmas, já que esta seria uma prova de treino e teste para um triatlo na distância olímpica.

Desta vez posso dizer que pouco há a contar entre a partida e a chegada. Sabia que estava nos últimos lugares e que seria difícil ganhar posições aos que deslizam na piscina como se tivessem barbatanas. Por isso a preocupação seria a de manter um ritmo equilibrado que me permitisse chegar ao fim sempre a nadar e com um tempo aceitável caso se tratasse de uma prova de triatlo. Face a 2011 reconheço que a minha natação teve evolução, mais ao nível da resistência que da técnica. Sei que o ano passado nunca conseguiria fazer esta prova no ritmo que fiz. E sei que ainda poderei evoluir neste segmento. Para já fica a certeza que terei de evoluir na respiração para a direita, por forma a ter à vontade a respirar para ambos os lados. Em ritmo de competição respiro sempre para a esquerda a cada 2 braçadas. Desta vez tive sorte no lado da respiração, já que era para o lado protegido dos salpicos de água. Já em Quarteira poderia ter nadado melhor se tivesse conseguido respirar sempre para a direita.

Desta vez levei cronómetro. Chegado à praia vi que fiz os 1500m em 00:33:50. Sei que podia ter feito melhor, já que não apertei muito no ritmo. Talvez tenha sido trauma de Quarteira em que passei muito tempo a nadar bruços por causa do cansaço. Desta vez a preocupação era fazer toda a prova a nadar crawl sem parar. Mesmo assim, não foi um mau tempo, isto se estivesse a fazer uma prova de triatlo. Sobretudo pelo facto de não ter chegado de rastos à praia, o que me permitiria encarar o segmento de ciclismo com mais força e não ter de passar os primeiros quilómetros a tentar reduzir as pulsações. Chegaram 133 nadadores à praia e eu fiquei em 128º lugar. Repito, se fosse uma prova de triatlo teria sido uma boa prestação. Até porque, vendo a lista final, verifico que as posições 119º, 123º, 124º, 125º e 127º foram ocupadas por nadadores da Federação de Triatlo de Portugal.

O melhor de tudo? A Bola de Berlim e o sumo de laranja natural que davam à chegada. Schlep!

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Natação, Provas Desportivas com as etiquetas , . ligação permanente.

4 respostas a 11ª prova de mar de Praia da Alagoa, Praia de Altura

  1. Lénia diz:

    Essa imagem da bola de berlim é que me deixa mesmo cheia de inveja… Boa prova!

  2. Pingback: Um ano | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  3. Pingback: 21º Circuito de Mar do Algarve – Prova de Altura | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s