Ultra competições para Ultra desportistas

capa

Existe um fosso que separa o sedentário daquele que é capaz de correr 5Km. Outro fosso, ainda maior, separa os anteriores daqueles que já correram uma meia-maratona (21Km). Um fosso ainda mais largo e assustador separa os anteriores daqueles que já correram uma maratona (42Km). Mas a partir desse limite, diria, pela minha perspectiva, que já nem se fala de um fosso, mas assim de um enorme oceano a separar a maioria do lado de cá, dos poucos que vivem numa ilha remota. Há aqueles que correm uma maratona por dia. Há aqueles que antes de correr uma maratona ainda nadam 3,8Km e pedalam 180Km. Há os que correm 2 maratonas de seguida e os que correm ainda mais que isso. Isto para não falar dos que correm distâncias incríveis entre um sobe e desce demolidor. São ultra atletas, ultra competidores que derrubam todos os limites que pensamos que possam existir. E nos próximos dias vão decorrer duas ultra competições.

Amanhã arranca a 10ª edição do Ultra Trail do Mont Blanc (UTMB), que contará com presença do Carlos Sá e de outros ultra atletas portugueses. Uma prova onde uns 2300 competidores vão percorrer cerca de 166Km com um desnível total acumulado de 9400m, naquela que é considerada a corrida mais difícil na Europa. Um desafio que será superado pelos melhores em cerca de 20h, mas a maioria precisará de 30h a 45h para chegar ao fim. Estamos a falar de um esforço contínuo, que apenas será interrompido nos grandes postos de abastecimento (4), onde existem refeições quentes, camas e massagens. De resto é sempre a correr ou a andar. O record da prova está em 20:05:00, estabelecido em 2003, no ano de arranque da competição, por Dachhiri Dawa Sherpa. O ultra atleta com mais vitórias (3) é Kilian Jornet.

527129_418156614888580_811423693_n

No Sábado terá lugar o arranque do Ultraman UK, uma ultra competição de triatlo onde apenas 35 eleitos (a participação é reservada a convite da organização) vão mostrar ser capazes de nadar 10Km (num máximo de 6h) e pedalar 144.8 Km no primeiro dia, de pedalar 275.8 Km no segundo dia e de correr 84.3 Km no terceiro dia. Em cada dia, cada ultra triatleta tem um máximo de 12h para completar o desafio.

Portugal vai estar representado pela primeira vez por António Nascimento. Os exigentes e extenuantes treinos para conseguir enfrentar este desafio tiveram início em Novembro de 2011. Acompanhado por uma equipa de 6 elementos (Director Geral – José Bomtempo; Logística – Sara Peres; Treinador – Robson Oliveira; Fisioterapeuta – Meire Cezário de Oliveira; Nutricionista – Filipa Vicente e Logística de equipamento & Mecânico da Bicicleta – Ricardo Arraias), ele tem feito perto dos 20-25km de corrida pela manhã, 90-120km de bicicleta pela tarde e 3-8km de natação de acordo com a restante agenda. Ao fim de semana, divide-se nos volumes maiores, atingindo perto de 80km de corrida e os 270km de bicicleta. Não é para qualquer um.

A mim resta fazer uma vénia a todos os que vão entrar em competição e desejar o maior sucesso. Força Ultra Campeões!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Corrida, Provas Desportivas, Triatlo com as etiquetas , , . ligação permanente.

5 respostas a Ultra competições para Ultra desportistas

  1. Jorge Goes diz:

    Boa Luis, grande homenagem a estes super-homens e super-mulheres que ousam desafiar os limites da resistência humana.

    O UTMB é o expoente máximo de corridas de trail Europeias (http://www.ultratrailmb.com/page/17/courses_qualificatives.html)

    apenas superado a um nível diferente pela Maratona das areias (http://pt.wikipedia.org/wiki/Marathon_des_Sables) e da Comrades Marathon na África do Sul (http://www.comrades.com/).

    O Carlos Sá é uma figura de proa internacional e partilha lugares de topo com estrelas como o Kilian Jornet. A corrida de trail em Portugal desenvolveu-se muito nestes últimos anos mas ainda existe uma diferença substancial entre Portugal e Espanha, a exigência a que os atletas se submetem é brutal e os apoios não abundam em Portugal.
    O UTM ultra-trail da Madeira (http://madeiraultratrail.com/pten/index.php/pt/) está a dar os primeiros passos, a U.M.A (Ultra maratona Atlântica – http://ultramaratona-atlantica.blogspot.pt/) começa a ser uma certeza com um processo inteligente da sua organização a apostar na internacionalização da prova.
    A Ultra – serra da Freita (http://www.confraria-trotamontes.com/utsf/) etc.,.são sinais claros da vitalidade da modalidade.
    Sabes que as provas de trail começam a surgir pela necessidade de satisfazer atletas, que não se entusiasmavam com maratonas e precisavam de desafios maiores e mais duros, e a média de idades? A cifra situa-se bem acima dos 40 anos.

    Em relação ao atleta Luso – Brasileiro António Nascimento prepara-se para iniciar aquela que é a mais dura e longa prova de triatlo mundiais. Sei bem o esforço que fez, a sua dedicação e motivação. O apoio incondicional da sua equipa e amigos.
    E desejo-lhe também a melhor das sortes

    Eu vou-me ficando pelas nacionais de preferência até aos 43km ( U.M.A), mas tenho um sonho de fazer um dia uma prova de triatlo quem sabe?

    Abraço

    JGoes

    • Jorge, o meu problema é o joelho esquerdo. Tenho feito treinos de corrida de 10Km ou 15Km, já fiz 2 meia-maratonas mas não consigo perceber até onde é que conseguirei chegar. Não por falta de vontade, que até gostaria de fazer uma maratona, mas por não saber se o joelho vai aguentar tanta exigência e carga de treinos. O máximo que eu tenciono fazer no triatlo é o meio-Ironman, onde ‘apenas’ se tem de correr 21Km. O resto são ideias que vão aparecendo mas que perdem a força por surgirem imprevistos físicos que me fazem voltar à realidade. Quando estamos bons parecem não haver limites, mas basta uma lesão, por mais pequena que seja, para que voltemos a ponderar todos os objectivos já traçados.
      O Trail nacional tem tido uma adesão e evolução muito grande nos últimos anos. Assim como também tem havido uma «explosão» de provas de atletismo. Se recuarmos 5 ou 10 anos, quantas eram as provas de corrida que haviam por ano? Agora é quase 1 todos os fins-de-semana. Eu também já disse: “Gostava muito de fazer uma prova de trail”. Mas logo de seguida veio mais um problema físico que me fez tirar isso da cabeça. É que as provas de trail, além do sobe e desce em terreno irregular, são todas em distâncias que eu considero “Ultras”. Vai haver uma prova de trail no final de Setembro, ali para perto do Alqueva, onde a distância a percorrer são 35Km. É muito para mim.
      E se quiseres experimentar uma prova de triatlo, no que eu puder ajudar, conta comigo. No final de Março há a prova aberta em VRSA, com 300m natação + 8Km ciclismo + 2,5Km corrida. É boa para estreia e para treinar as transições

      • Jorge Goes diz:

        Boas Luis, a prova de trail que falas é III Trail Terras Do Grande Lago a 23 de Setembro de 2012. é organizada pelo mundo da corrida e estou muito tentado a faze-la, isto se nada de lesões aparecerem, são 35 kms de trail com um misto de alcatrão e que pelo que me dizem é uma prova simples e pouco tecnica. a partida está prevista ás 9,30h com saida da Aldeia do Alqueva, segue depois por trilhos pela margem esquerda do Alqueva até á Amieira e daí num misto de trilhos e estrada até ao Jardim de Portel.
        pode ser uma boa tentativa de inicio ao trail fica a sul do Pais e é barata 15€. sobre lesões até tenho medo de falar pois sempre que penso que estou bem..acontece alguma parece uma malapata. Em relação ao Triatlo agradeço a ajuda depois combinamos
        a natação é o meu maior receio.
        abraço

  2. Pingback: Ultra objetivos - De Sedentário a Maratonista

  3. Pingback: De Sedentário a Maratonista Ultra objetivos - De Sedentário a Maratonista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s