“O rapaz que passou a odiar o Septo Nasal”

Septo Nasal Cornetos

Até parece título de um filme da trilogia Millennium. Basicamente o exame diz isto:

Destaca-se a presença de desvio de sisnitroconvexo do septo nasal associado a hipertrofia das conchas nasais. No seu conjunto estas alterações condicionam diminuição da patência da via aérea superior. Hipertrofia da mucosa de revestimento dos recessos alveolares dos seios maxilares. Agenesia do seio frontal direito

Ou seja, trocado por miúdos: o septo nasal, que naquela imagem está direito, no meu caso está torto. E como está torto, os cornetos incharam para compensar o desvio, coisa que entope esta trampa toda. É assim um problema mecânico, o qual não se resolve com o amigo Brufen ou com inalações de Rhinomer. Na opinião do médico, devo continuar a fazer a minha vidinha de forma normal, treinos incluídos. Caso isto comece a dar problemas de forma frequente ou a incomodar em demasia, a única solução será operar. Disse também que não devia engordar e que devia evitar ir correr (não me lembro se disse especificamente ao final do dia) quando estivesse mais humidade. Creio que se referia a estar frio e húmido.

Felizmente já não ando “Entre zonzarias, pressões, tontarias e almareações” e vou fazendo a minha vidinha, treinos incluídos. O excesso de peso, representado na forma de 4Kg de gordura que se acumulou nas últimas semanas, deve estar neste momento a tremer de medo ao ver o esforço físico que vem aí. Mas onde me custa mais é na natação, onde a expiração é feita pelo nariz. Aí sinto que me canso mais que o normal por não conseguir respirar em condições. O positivo é que hoje fiz 600m com palas e não fiquei com dores nos ombros, assim como no Domingo passado corri 11km e não fiquei com a sensação que as pernas precisavam de ser amputadas. Como muito bem me disseram há um tempo atrás, quando estava mesmo fod…. lixado deprimido com isto, «não há mal que dure sempre».

Esta entrada foi publicada em Desabafo com as etiquetas . ligação permanente.

5 respostas a “O rapaz que passou a odiar o Septo Nasal”

  1. GiLia diz:

    Hihihihihih
    Dá cabo dele!!! 😉
    Força!!!

  2. Anónimo diz:

    Pelo menos já sabes que dizer quando te perguntarem o que tens.
    Cada um com as suas maleitas, desde que se curem ou contornem.
    Mas olha, lê isto e tira as tuas considerações, não sei se se aplicam exactamente ao teu caso, mas…..

    http://www.thaimassagem.com.br/2011/05/27/lota-o-que-ecomo-usar/

  3. Jorge Goes diz:

    Luis, apesar de não ser limitativa em termos motores tem uma importancia fundamental no rendimento. claro que nem brufen nem rhinomer a questão era mais importante que uma mera obstrução nasal ou inflamação. sempre pensei que seriamos ouvidos pelas tuas queixas de qq forma consulta outro Otorrinolaringologista ( just in case) 2ªopinião é sempre bom..
    eu ando mais ou menos ,não penses que é só maravilhas ando lesionado outra vez..depois conto no blog
    abraço e as mehoras

  4. Caldeiraodferro diz:

    afinal…., é “só” isso 😛 tanta conversa, tantos ai’s e só tens o nariz igual a um boxer!!!
    pelo menos agora já sabes, quando fores treinar respiras pela boca 😉

  5. CalimeroVerde diz:

    Tantos lamentos e preocupações e afinal não é nada de especial e a culpa é de uma marca de gelados. Culpa dos Cornetos, culpa da “Olá Fresquinho”. Tens é o nariz semi torto e pronto. Agora continua lá a correr que isso não é nada! A sério, se pensares nos atletas de alta competição com problemas respiratórios nem quase um “ai” dão deixavas mesmo de te preocupar muito com isto. Bons treinos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s