A caminho do IBERMAN – Os Alimentos

Da minha parte conto fazer a prova com estes Gel e Barras Energéticas. Pode haver outros melhores, mas foram estes que testei nestes 4 meses de treino sem me dar mal com os resultados. Refira-se também que a organização irá dar 1 barra energética e 3 gel, porém, como nunca consumi daquela marca, não irei arriscar a fazer experiências. Além que essa quantidade é claramente insuficiente para aguentar uma prova tão grande e exigente.

IBERMAN Abastecimentos

1) PowerBar, PowerGel Original, sabor Strawberry Banana, com 210mg Sodium (Gel)

2) Isostar, Energy Gel, sabor Apple (Gel)

3) Powerbar, Energize, sabor Chocolate (barra)

4) Isostar, Cereal Max Energy, sabor Pêssego(barra)

Sem qualquer experiência numa prova destas e sem relatos de outros que tenham feito provas semelhantes, planeei os meus abastecimentos com base naquilo que fiz nos treinos e também, com base no perfil do terreno da prova, onde fiz um reconhecimento. À falta de um plano melhor e receptivo a todas as sugestões, é este o meu plano para a prova:

IBERMAN Abastecimentos Ordem

Para o Ciclismo

1 (2) ao sair da água, no Parque de Transição

1 (3) a partir dos 15Km e até aos 50Km (zona do 2º abastecimento da prova)

1 (2) aos 35Km, antes das “terríveis” subidas junto a Sanlucár do Guadiana (40Km)

1 (1) Aos 50Km após 2º abastecimento da prova

1 (4) Aos 75Km após 3º abastecimento da prova

Nos abastecimentos a organização diz que haverá Bananas e Frutos Secos, coisa com que conto para complementar a minha nutrição com alimentos sólidos.

Na dúvida, sem saber se irei comer ou não, sou ainda capaz de levar mais uma barra (3)

Para a Corrida

1 (1) no Parque de Transição

1 (2) aos 6 ou 7Km

1 (2) aos 12 ou 13Km

Nos abastecimentos a organização diz que haverá Bananas e Frutos Secos, coisa com que conto para complementar a minha nutrição com alimentos sólidos.

Resta agora saber se na prova irei lembrar-me disto tudo e se serei capaz de manter a ingestão de energia de acordo com o planeamento previsto. E se conseguir manter o plano, que o meu estômago e as minhas tripas não se sintam incomodados com tanta coisa e não decidam entrar em forte protesto.

Esta entrada foi publicada em Alimentos, IBERMAN, Triatlo com as etiquetas , , . ligação permanente.

7 respostas a A caminho do IBERMAN – Os Alimentos

  1. caldeirao dferro diz:

    é agora que vais escrever um compendio!!!

    • caldeirao dferro diz:

      no PT não se come nada…, tens tempo durante a bike! depois esses energy’s da isostar são mais ou menos como tang!? devias apostar mais no gel c/cafeina! no caso das barras, metade de cada vez é suficiente…
      não posso deixar de achar piada ao teu plano, muito bem planeado, o quê e quando??? tudo ao milimetro, MUITABOM 😀

    • 🙂 David, em bem planeio, mas não quer dizer que depois corra tudo bem.
      Esses com cafeína eu tenho receio por causa dos meus problemas de hipertensão. Ela anda controlada, mas com o exercício físico sobe (como é normal) e não sei até que ponto posso estar a associar algo com cafeína que possa fazê-la subir ainda mais.
      Os “Isostar, Energy Gel” têm funcionado nas corridas longas, mas confesso que não sei se serão suficientes para este dia, sobretudo no ciclismo. Estou neste momento a avaliar outras possibilidades, mas que fiquem mais ou menos dentro disto, para não derrapar para as tais experiências

  2. Nuno Mendes diz:

    talvez seja interessante leres a info deste link: http://highfive.co.uk/high5-faster-and-further/triathlon-nutrition-guides

    Felicidades para a prova!

  3. Pingback: A caminho do IBERMAN – Últimos preparativos | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  4. Pingback: I TRIATLÓN IBERMAN – Media Distancia | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Deixe uma Resposta

