A semana que passou … 08.07.2013 – 14.07.2013

2ª Feira Natação – 600m (200m L + 200m C + 200m B) + 8 x 50m L para 55” s1’15” + 4 x 500m L (impares com Palas e Pull Buoy). Total: 3000m.
.
Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer cerca de 40min de corrida. Foram 3 voltas a ritmo crescente, com 5:31min/Km; 5:02min/Km e 4:43min/Km, mais 2 voltas a ritmo decrescente, com 5:23min/Km e 5:37min/Km.No final, o RCM foi 148 bpm (cada volta tem 1 milha)
3ª Feira Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer 10Km em alcatrão, sob calor, como forma de preparação para Vila Viçosa. Segundo o Garmin Connect estava: Aparente 30ºC; 6 km/h SO vento; Humidade 38%, o suficiente para achar que foi massacrante. Até aos 5Km ainda se fez num ritmo razoável, mas depois disso só me sentia a arrastar-me. No final registou-se um ritmo médio de 5:21 min/km e um RCM de 150bpm
4ª Feira Ciclismo (Garmin) – Treino matinal de ciclismo, com o sol a nascer e condições perfeitas para pedalar: Aparente 24℃; 11 km/h NNE vento; Humidade 41%. Um treino no trajecto Olhão/Sta Catarina Fte Bispo, com 30Km. E hoje, sem vento a ajudar ou a dificultar, estive quase, quase a conseguir baixar da 1h, um objectivo que tinha traçado para este trajecto quando o comecei a fazer assim que peguei numa bicicleta. Hoje fiz 01:00:29, com uma velocidade média de 29.9Km/h e RCM de 135bpm. É aqui, comparando com todos os registos do passado, que se vai vendo a evolução.
.

Natação
– 600m (200m L + 200m C + 200m B) + 6 x 200m L (impares para 2:00/100m, pares para 1:50/100m com Palas) r1′ + 100m C + 500m L c/ Pull Buoy. Total: 2400m.
5ª Feira ZZZ
6ª Feira Natação – 600m (200m L + 200m C + 200m B) + 10 x 100m L para 2’00” s2’15” + 500m L c/ Palas e Pull Buoy + 500m L c/ Barb. Total: 2600m.
.
Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer 10Km de corrida com as 4 primeiras voltas a ritmo crescente (5:47min/Km; 5:21min/Km; 4:48min/Km; 4:43min/Km) e as 2 últimas a ritmo decrescente (5:16min/Km; 5:34min/Km). No final deu ritmo médio de 5:18minKm e RCM de 150bpm (cada volta tem cerca de 1 milha)
Sábado Ciclismo (Garmin) – A segunda vez que fiz este trajecto. Da primeira vez havia muito vento de Sueste, o que dificultava ou facilitava o andamento. Hoje, nada de vento: Aparente 21℃, vento com 11 km/h ONO e Humidade 73%. Houve bom andamento e a sensação de pouco esforço. Comparando com o treino anterior, tinha feito média de 26.9 km/h e RCM de 140 bpm. Hoje houve média de 27.2 km/h e RCM de 131 bpm. Um bom treino de preparação para o triatlo de Vila Viçosa
Domingo Ciclismo (Garmin) – Treino de 60Km com perfil altimétrico para todos os tipos de andamento. Condições meteorológicas excelentes: Aparente 22℃; 3 km/h vento; Humidade 73%. De Olhão até Tavira com média de 29.8Km/h. De Tavira até São Brás com média de 22.4Km/h. E de São a Olhão com média de 31.1Km/h. Ainda houve direito a um furo no último segmento. No final deu média de 27.0 km/h e RCM de 133bpm.
.
Corrida (Garmin) – Treino de corrida feito logo após o treino de 2:15:00 de ciclismo. Muito, mas muito complicado. E estava 23ºC, por isso, o que será tentar correr 10Km com uns 40ºC como poderá acontecer em Vila Viçosa? Os primeiros 5Km ainda foram a um ritmo razoável (5:05min/Km), mas depois disso, a vontade de parar de correr e ir a andar era colossal. Foram cerca de 2Km a 5:51min/Km, sob um enorme e demolidor cansaço. No final foram 7Km a ritmo médio de 5:17 min/km e RCM de 153bpm
 

Distância (Km)

Volume (h)

Natação

8.0

3:15:00

Ciclismo

173

6:20:00

Corrida

35

3:10:00

   

12:45:00

Peso no final da semana, medido a 15.07.2013, 2ª Feira manhã: 82.2Kg

Uma boa semana de treino. A última antes do triatlo de Vila Viçosa. Por isso, seria importante haver boa carga de treinos, com dosagem adequada em cada segmento. No ciclismo, apesar de ser raro pedalar durante a semana e apenas concentrar os treinos ao fim-de-semana, tenho a destacar as boas sensações que tenho tido, com médias cada vez mais elevadas e um menor esforço nas subidas. Caso das 2 subidas grandes entre Tavira e São Brás, que antigamente fazia no prato pequeno e no carreto maior, e agora mantenho o prato pequeno, mas reduzi 3 carretos. E apesar disso poder conduzir a um maior esforço, a subida é feita com um RC bem menor. Passar de 170bpm para 145bpm, desde o início do ano. Na corrida fica também a nota que os treinos feitos lá nos Pinheiros Marim, com sobe desce em terra batida (algumas zonas é mais areia solta que outra coisa), têm vindo a produzir resultados, com aumento da resistência à velocidade. O senão foi apenas esta última corrida, feita logo após ter pedalado 60Km, em que o cansaço após 5Km foi abismal. Um daqueles momentos em que questionamos como é possível que alguém consiga fazer provas de triatlo, em particular, triatlos longos ou mesmo o Ironman. Gerir o esforço de forma perfeita neste Olímpico do dia 21 será a chave para realizar uma prova em condições e não acabar a achar que tudo aquilo é um martírio. Também a destacar as séries na natação, onde tenho conseguido manter o ritmo da primeira à última e respeitando o tempo de paragem sem o aumentar pelo meio. O objectivo será conseguir fazer os 1500m a 2:00/100m. O peso … mantém-se, mais coisa, menos coisa.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Treino com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s