XV Triatlo de Vila Viçosa

IMG_4299

Parte da comitiva de triatletas algarvios: Isa Parreira (Clube Xelb); Carlos Chan (O2 – Portimão); Ricardo Correia (Clube Xelb); João Valente (NSLO Triatlo) e Igor Guerreiro (Louletano)

O tal onde era para ter ido e não fui. Fui um DNS (Did Not Start). Três dias antes comecei com sintomas de constipação e tosse seca e irritativa. Por isso, nem fiz duas sessões de treino planeadas. Fui na 6ª Feira ao final do dia para Elvas sem sentir melhoras. Pelo contrário. Andava com mais tosse e a voz ‘apanhada’, prestes a ficar afónico. Mesmo assim passei o Sábado convencido que no dia seguinte iria estar presente na partida. No Domingo levantei-me às 6:00 para me despachar e … terei estado uma hora com um enorme ataque de tosse. Sentia-me a respirar mal, já me doía o peito de tossir e tinha o nariz tapado. Por isso, com grande pena minha, tive de tomar uma decisão bem difícil, mas que na altura me pareceu a mais acertada. Afinal, ir nadar 1500m e depois pedalar 40Km e correr 10Km sob sol escaldante, não está referenciado como medicamento aconselhado para cura dos sintomas indicados. Consciente da decisão tomada mas ainda a tentar digerir o facto de estar em Vila Viçosa e desistir de participar no triatlo que se realizaria em breve, fui tomar o pequeno almoço e despachar-me para poder ir incentivar e fotografar os amigos na prova.

A prova tinha dois parques de transição (PT) – um junto à barragem e outro no centro de Vila Viçosa – com a organização a disponibilizar transporte dos atletas e das bicicletas entre os dois PT. Dei boleia a alguns e seguimos para a barragem. Como este Inverno houve chuva com fartura, a barragem tinha o nível de água a uma cota bem mais elevada que no ano anterior, apresentando condições excelentes para o segmento da natação. Olhei à volta e vi muitas caras conhecidas da elite do triatlo nacional. Ao som da buzina, 173 atletas começaram a nadar para vencer os 1500m num circuito de 2 voltas definido entre 4 boias.

IMG_4305

Nelson Mestre e David Costa (Leões do Sul)

triatlo vila viçosa natação

Isto de estar do lado de fora permite ter uma perspectiva que seria impossível no meio da competição. Por exemplo, foi possível apreciar a alucinante velocidade com que o primeiro grupo completou este segmento. Na foto acima, o primeiro grupo de nadadores está prestes a completar uma volta. A linha branca indica o espaço onde existem nadadores (havia uma boia à direita e à esquerda que ficaram cortadas na foto). E prestes a completar uma volta, o primeiro grupo já levava uma vantagem de mais de 1000m sobre os últimos, chegando mesmo a ganhar depois uma volta de avanço. Parecem barcos a motor.

IMG_4329

Na imagem, Pedro Laginha Palma (Clube dos Galitos) o vencedor deste triatlo, a sair da água na 6ª posição, com o tempo de 00:19:57

Terminada a natação, seria necessário pedalar 38,5Km, sem poder andar em grupo (ou ‘ir na roda’), num percurso com sobe e desce a causar mossa nas pernas e sob um calor cada vez mais forte.

IMG_4444

David Caldeirão (Peniche A. C.)

IMG_4438

José Estrangeiro

E quando já só dava vontade de procurar uma sombra (mas mesmo assim, ainda longe dos 40ºC que se poderia apanhar ali), faltava correr 10Km repartidos por 4 voltas, entre muito empedrado e várias subidas a quebrar os ritmos desejados. Dos 173 que nadaram na barragem e pedalaram até Vila Viçosa, houve 7 que desistiram no segmento da corrida.

IMG_4503

Luis Viegas (Leões do Sul)

IMG_4544

Ricardo Correia (Clube Xelb)

Destaque para a estreia de João Valente, do NSLO Triatlo, numa prova na distância Olímpica, a terminar com 3:09:53 e a classificar-se em 159 da geral.

IMG_4536

João Valente (NSLO Triatlo)

Menção honrosa para Isa Parreira (Clube Xelb), ao subir ao pódio pelo 3º lugar conquistado no agegroup 25-39 (foi 108º da geral).

IMG_4569

Menção honrosa para David Caldeirão (Peniche A.C.) que, uma semana após ter conquistado no triatlo longo de Caminha o título de Campeão Nacional de Triatlo Longo, subiu mais uma vez ao pódio, ao ter ganho o agegroup 40-44 (foi 21º da geral)

IMG_4571

Menção honrosa para João Rita (Louletano), ao subir ao pódio pelo 1º lugar conquistado no agegroup 55-59 (foi 123º da geral).

IMG_4572

Apesar de ter ficado do lado de fora, e de ter tido um momento de depressão quando vi todos a nadar e só me apetecer lançar à água, gostei de ter estado ali. Valeu pelo passeio e pela companhia da família e amigos. Para o ano, espero poder ser competidor e não espectador.

Mais fotos aqui.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Provas Desportivas, Triatlo com as etiquetas , . ligação permanente.

6 respostas a XV Triatlo de Vila Viçosa

  1. Lénia diz:

    Muito bom! Obrigada pela reportagem que já deu para apreciar um pouco alguns momentos desta manhã triatlética.

  2. LUIS VIEGAS diz:

    É COM ALEGRIA QUE JÁ VEJO O TEU NOME NO TRIATLO DE LISBOA, JOÃO VALENTE E O ANTUNES?
    INFORMO QUE DIA 21 DE OUTUBRO SE REALIZA UM PROMASTER EM SEVILHA(SPRINT E OLIMPICO)
    INFORMO QUE JÁ ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O ACUATLON DE CANELA(JUVENIL) DIA 17 DE AGOSTO.
    UM ABRAÇO E BONS TREINOS

    • Luis, era suposto eu hoje ter inscrito também o João Antunes e o João Valente, porém, o nome deles não aparecia na lista de inscrição. Não sei se existe algum problema com o atestado deles e a sua data, que possa ter acabado.
      Esse Olímpico de Sevilha será também uma forte possibilidade

  3. Rui diz:

    Bom relato, quase que estive lá mas sem o calor. Um à parte: Parece-me que chegou uma onda de revivalismo ao triatlo? cuecão ou tanga … isso é muito 80’s… mas depois percebi que é coisa de veterano 😉

  4. Pingback: A semana que passou … 15.07.2013 – 21.07.2013 | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s