A semana que passou … 26.08.2013 – 01.09.2013

2ª Feira ZZZ
3ª Feira Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer 10Km a ritmo variado, da seguinte forma: 1 volta aquecimento (5:26) + 2 voltas a ritmo crescente (4:58 »» 4:38) + 2 voltas a ritmo crescente (5:13 »» 4:37) + 1 volta arrefecimento (6:07 ). Cada volta tem 1 milha. No final deu ritmo médio de 5:15 min/km e RCM de 154 bpm
4ª Feira Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer 10Km da seguinte forma: 5Km a ritmo próximo de 5:00min/Km + 4,5Km a ritmo progressivo (deu ritmo médio de 4:52min/Km) + 0,5Km arrefecimento. No final deu ritmo médio de 5:02min/Km com RCM de 154 bpm.Sem ir num ritmo de competição, consegui um bom tempo sem que o esforço tenha ido ao limite ou subido a patamares excessivos. Muito satisfeito.
5ª Feira Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer uma corrida regenerativa de 4 milhas a ritmo lento. No final deu ritmo médio de 5:51min/Km e RCM de 136bpm.
6ª Feira Corrida (Garmin) – Treino incluído no evento “Corridas à 6ª Feira”
Sábado Ciclismo (Garmin) – Treino de ciclismo a acompanhar o João Antunes que anda em preparação para o Iberman. Dormi pouco e mal, depois da corrida na noite anterior, por isso as forças não eram muitas. Além disso, há 15 dias sem pedalar, não seria grande ideia tentar ir com ele até ao Ameixial. Fiquei-me por São Brás e no fim deu uns 73Km a ritmo médio de 26.4Km e RCM de 129bpm. Foi mais que suficiente.
Domingo Corrida (Garmin) – Treino de 14Km no Ludo com o objectivo de tentar correr a ritmo constante de 5:30min/Km. Nem sempre foi possível por causa de subidas ou da passagem pela praia. Mas os momentos mais lentos foram depois compensados por outros mais rápidos. No final deu ritmo médio de 5:35min/Km e RCM de 148bpm
 

Distância (Km)

Volume (h)

Natação

0.0

0:00:00

Ciclismo

73

2:50:00

Corrida

53

4:55:00

   

7:45:00

Valores no final da semana, medidos a 02.09.2013, 2ª Feira manhã

Peso : 81.0Kg / Gordura Corporal: 22.3%

Uma semana a apostar forte na corrida, a pensar no principal objectivo das X Milhas do Guadiana, a 3 de Novembro. Sem idas à praia e com as piscinas fechadas, a natação teve de ficar a zero, à espera de melhores dias em Setembro. Em relação ao ciclismo a dúvida agora é saber como é que fico fisicamente após o eventos das “Corridas à 6ª Feira”. Talvez seja necessário repensar o planeamento e encontrar novos horários. O problema é este: correr à noite é engraçado, mas deixa-me num estado de excitação que me impede de adormecer rapidamente. Ou seja, ando às voltas na cama, o tempo a passar e a cabeça a pensar no despertador marcado para as 6:00 para ir pedalar na manhã seguinte. Isto acaba por causar mossa em termos de frescura física, deixando-me sem vontade ou mesmo capacidade para enfrentar voltas mais longas ou mais exigentes pela serra. Também é certo: as “Corridas à 6ª Feira” vão passar a ter início uma hora mais cedo e os treinos de ciclismo vão acabar por passar para o horário de Inverno, com início às 8:00. Resta falar da corrida, em particular, do treino de 4ª Feira, onde teria feito 10Km abaixo de 50min, não fossem os últimos 500m de arrefecimento. Os 50min aos 10Km são uma marca que antes me parecia impossível, por isso, fica um sentimento de satisfação quando essa marca é atingida num treino, sem ir ao limite do esforço, a atingir um RCM de 154 bpm, que corresponde a cerca de 88% do meu máximo teórico. Dizem que a corrida faz emagrecer. Eu digo que aumentei o volume de corridas e o peso, coincidência, baixou, assim como baixou a percentagem de gordura corporal.

 

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2 respostas a A semana que passou … 26.08.2013 – 01.09.2013

  1. LUIS VIEGAS diz:

    ESTAS-TE A CONVERTER A CORREDOR DE ATLETISMO?
    NÃO SABES O QUE PERDESTE ESTE FIM SEMANA A TRAVESSIA DO GUADIANA O RIO PARECIA UMA PISCINA.
    EM BREVE TEREMOS UMA SURPRESA UM CONVITE GENERALIZADO A QUEM GOSTA DE NADAR.
    ESPERO QUE DESTA VEZ NÃO FALHES COMO NOS CONVITES ANTEIORES

    • 🙂 Vamos lá ver. Hoje a piscina já está aberta e vou voltar aos treinos de natação, que tanto gosto. Na corrida, o objectivo principal é as X Milhas do Guadiana, onde tentarei fazer 01:25:00 e a Maratona de Sevilha, em Fevereiro, com o objectivo de fazer 03:59:59. Por isso, as próximas semanas vão ficar preenchidas com 4 a 5 treinos semanais de corrida

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