Fernando “Spartathlon” Fernandes

1378189_514360851990520_198371453_n

Este foi o fim-de-semana de enormes conquistas para o desporto nacional. Falou-se da conquista do João Sousa de um torneio ATP, no ténis. Uma conquista tão grande que o senhor Silva veio logo eufórico dar os parabéns. Logo ele, que andou tão discreto enquanto morriam bombeiros a tentar salvar a mata nacional. Adiante. Um feito histórico. Ainda a saborear essa vitória e, Pimba! Rui Costa a mostrar em Florença, como é que se ganha o título de campeão mundial. Italianos e espanhóis nem queriam acreditar na vitória do grande Rui Costa. Foi lindo. Mas o orgulho nacional não fica limitado a essas duas conquistas.

Neste fim-de-semana decorreu mais uma edição da “Spartathlon”, uma ultra-maratona de 246Km, que liga Atenas a Esparta, recriando os passos que foram dados por Pheidippides no ano de 490AC, o mensageiro que foi a correr até Esparta para pedir ajuda contra a invasão dos Persas. E quem foi o vencedor dessa extenuante epopeia? O português João Oliveira, que pela primeira vez colocou as cores da bandeira nacional no mais alto lugar do pódio nessa prova. João Oliveira precisou de 23:29:08 para completar os 246Km, conseguindo uma vantagem de mais de 2h sobre o segundo classificado. Fantástico!

Uma prova que contou com 321 participantes da melhor elite mundial de ultramaratonistas, sendo considerada uma das mais difíceis ultramaratonas, ou não fosse um percurso que inclui passagens por trilhos de grande dificuldade, íngremes encostas e 1.200 metros de subida e descida pelo Monte Parthenio na calada da noite.

E no meio daqueles 321 participantes que na passada sexta-Feira se alinhavam à partida na Acrópole, em Atenas, estava o gigante Fernando Fernandes, atleta do clube de atletismo “Alentejanos de Faro”. Com 52 anos, gastou 34:41:17 para completar os 246Km e obteve a 87º posição da geral. Um grande atleta, de enorme humildade e simpatia para todos os que por vezes têm a possibilidade de treinar ao seu lado. A minha vénia.

Lista e resultados dos que terminaram

Esta entrada foi publicada em Algarve, Corrida, Faro, Maratona com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Fernando “Spartathlon” Fernandes

Deixe um comentário