Aos futuros IBERMAN …

Nova imagem (33)

Este Sábado, 5 de Outubro, 92 portugueses (3 mulheres e 89 homens) vão participar na primeira edição do IBERMAN, na distância ‘Iroman’, onde terão de nadar 3.8Km, pedalar 180Km e correr 42Km. Uma prova de triatlo, única no mundo, pelo facto de atravessar dois países. Alguns vão ser repetentes nessa distância e serão muitos a fazer a sua estreia.

A a 18 de Julho de 2013, após o Challenge Roth, havia 209 portugueses, 13 mulheres e 196 homens, que tinham sido capazes de completar uma prova na distância Ironman. Basta ver que em 2012, no total das 25 provas que constituem o circuito do Ironman, houve mais de 41.000 atletas a concluir a prova. Se a isso somarmos outras provas que incluem a distância de 140,6 milhas (2.4 natação + 112 ciclismo + 26.2 corrida), obtemos cerca de 50.000 Finisher nesta distância. E ao longo dos anos de existência do circuito Ironman, é avançado o número de 500.000 Finisher.

Ora, 209 portugueses em 500.000, representa cerca de 0,04% de Finisher, sendo esse um número ‘insignificante’ em termos de quantidade. Um número muito pequeno que resulta sobretudo de dois factores desencorajantes: a dureza da prova e o elevado custo associado à inscrição e deslocação. Por isso, quando se soube que iria haver uma prova mesmo aqui ao lado e com um custo de inscrição mais acessível, já esperava uma forte adesão dos triatletas portugueses. E no dia 6 de Outubro, espera-se que a reduzida lista passe a ter mais de 250 nomes.

Ao longo dos últimos meses, estes 92 triatletas dedicaram muito tempo a preparar-se para esta prova. Muitas horas de dedicação, vontade, esforço e sacrifício, mas também, muitas horas longe da família e dos amigos. Não é fácil conseguir uma preparação adequada para fazer uma prova destas. Esforços, dúvidas e incertezas que só vão desaparecer quando ao fim de muitas horas de competição se conseguir atravessar a meta. Aí será o momento de saborear a grande conquista e de perceber que o seu nome passará a contar de uma reduzida lista, onde a maioria nem sequer se atreve a pensar em tentar.

Aos que vão repetir a pensar em melhorar o tempo, aos que se vão estrear a pensar numa boa marca ou apenas com o único objecto de chegar ao fim, nem que seja 1 segundo antes do tempo de corte da prova, ficam os meus votos de uma excelente prova. Acima de tudo, que desfrutem ao máximo todas os momentos da prova e que não vejam o ‘gajo da marreta’. Eu estarei lá a apoiar e a pensar que um dia, quem sabe, talvez também esteja a enfrentar essa aventura.

Vamos, mostrem a vossa garra! Superem-se! E lembrem-se

The pain is temporary, the memories will last the rest of your life”. John Collins, ‘pai’ do Ironman

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Espanha, IBERMAN, Ironman, Portugal, Triatlo com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

5 respostas a Aos futuros IBERMAN …

  1. caldeirao dferro diz:

    no próximo ano estou a contar contigo…, para entrares nessa lista!!! 😉

  2. LUIS VIEGAS diz:

    Quando falas dois factores desencorajantes acrescenta mais um quando se gasta em suplementos(recover) e material para uma prova destas?
    Talvez mais que a inscrição.
    É uma prova que não é para todos tanto no aspecto físico, mental e monetário.

    • Luis, em relação ao material, que é um investimento do carraças, eu até já parto do princípio que uma pessoa vai com o que tem, e não se põe a comprar coisas novas, senão, é uma loucura. Mas sim, também muito bem visto essa questão do investimento em produtos de recuperação e energéticos. Caros, mas fazem falta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s