“Sai mais uma rotura para a mesa do fundo”

rutura tendao peroneal

 

Ontem, durante o treino no C.O. Pechão, senti que algo não estava bem. Após uns 10min de corrida comecei a sentir dor e desconforto na zona acima do tornozelo (acima da Fibula, aquele osso mais saído). Não foi uma dor tipo esticão, mas uma dor que aumentou de intensidade e que se manteve constante ou até reduziu de intensidade até ao final do treino. Quantas vezes não corremos com pequenas dores que depois desaparecem? Foram 45min de corrida a ritmo elevado. Depois disso, mais uns exercícios de técnica de corrida, umas rectas em aceleração e uns 5min de corrida lenta para terminar. Eu fiz aquilo com a sensação que a ‘coisa’ não estaria bem. Mas como a dor não era impeditiva, apenas incomodativa, continuei. Fui para casa, o corpo arrefeceu, e nesse momento a dor já era mais forte. “Houston, we have a problem!”

“Tendão inflamado. Tem de ser um tendão inflamado” pensei eu. Vai daí, toca de por gelo e tomar um anti-inflamatório. A noite passou. De manhã, a sensação é aquilo tinha piorado. A dor, em vez de estar limitada à área amarela na imagem, tinha-se espalhado à zona vermelha. Mau! Perante este cenário achei que o melhor seria consultar o ortopedista com urgência para poder avaliar a melhor solução. Diagnóstico:

Rotura da junção músculo-tendinosa dos peroniais

Ou seja, uma rotura na zona do tendão fibular. Palavrões à parte: uma rotura! Ponto.

Feito o diagnóstico saltou-me a pergunta cretina do costume: “Dr. isso implica paragem? Ou melhor, isso quer dizer que é melhor não pensar em ir às X Milhas do Guadiana este Domingo?”. É claro que já sabemos qual vai ser a resposta, mas é difícil evitar não fazer a pergunta. Como se por uma vez esperássemos ouvir: “Claro que pode! Vá que até faz bem!”. Não. Essa nunca é a resposta, assim como não foi desta vez. “Este Domingo!? Pffff … não creio. Muito difícil. Agora ainda tem um problema pequeno que se poderá curar em 8 dias. Mas se arriscar, pode ficar com um problema que demore 2 meses a curar”.

E pumba! Um ano à espera desta prova. Umas das provas mais bonitas de Portugal e aquela que eu mais gosto de participar. Quando estava num bom momento de forma e a acreditar que poderia melhorar a minha marca em 10min. Paciência. A dor que tenho neste momento é forte o suficiente para tirar qualquer ideia parva da cabeça. Vai ser difícil não estar presente, mas é preciso pensar no que vem depois dessa prova. Em particular, pensar na maratona de Sevilha. Uns 8 dias de paragem é quase nada, sobrando ainda muito tempo para uma preparação em condições para Sevilha. Como hoje bem me disseram: “Antes uma corrida que uma época”.

E a receita? Fazer anti-inflamatório durante uns 4 a 5 dias e ir pondo gelo. Nada de corrida ou esforços naquela zona. Mesmo assim, creio que será possível ir nadar. Desde que não use barbatanas não estarei a esforçar. E se incomodar, nem que nade sempre com Pull Buoy. Ao fim de 8 dias, voltar à consulta para ser avaliado.

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10 respostas a “Sai mais uma rotura para a mesa do fundo”

  1. LUIS VIEGAS diz:

    No meu fraco conhecimento o tempo de recuperação:
    Uma rotura serão 3 semanas
    Contractura 8 dias

  2. As lesões serão sempre um mal que a qualquer altura pode deitar fora o trabalho de uma época.
    essa desgraçada vem mesmo em má altura, mas não será certamente o fim do mundo.
    Rápidas melhoras.

    Manuel Nunes

  3. cbarata diz:

    Espero que não se perca a reportagem. Desejo melhoras!! Abraço!!

  4. Pingback: X Milhas do Guadiana, 22ª edição, 2013 – Fotos | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

  5. Pingback: Afinal é tendinite | Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

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