Assim vão as “Corridas à 6ª Feira”

Tudo começou no 9 de Agosto, quando 10 corredores se juntaram numa 6ª Feira, numa quente e abafada noite de Verão, para correr num percurso de cerca de 12km, ida e volta, entre Pedras Del Rey e o pontão da ilha de Tavira. Uma corrida nocturna feita quase toda ao longo da praia para tirar proveito da maré vazia que havia a essa hora, a transformar o areal numa autêntica pista de atletismo. Quem participou gostou? Adorou. Tanto que fizeram questão que houvesse outro evento na semana seguinte.

Se o primeiro tinha sido plano, o segundo, para aumentar o desafio, foi uma subida ao cerro de São Miguel. Em grupo, à noite, apenas com as lanternas na cabeça a iluminar poucos metros à nossa frente, ficou a descoberta que a subida não era assim tão terrível. No final houve figos, bolo e melão para recuperar as forças. Um evento onde estiveram 12 participantes, mais 2 que no primeiro.

E na próxima 6ª Feira, 22 Novembro, terá lugar o 16º evento. Nesse dia o “Corridas à 6ª Feira” irá comemorar 4 meses de eventos. Foram 4 meses de percursos diferentes. Uns já eram conhecidos da maioria, outros, foram inventados no Google Earth. Locais onde era possível correr, que sempre estiveram ali e que a maioria nunca se lembrou de lá ir experimentar, sobretudo sozinhos e muito menos à noite.

Corridas6F Eventos

Corridas6F Locais Eventos

O mapa anterior mostra a distribuição dos eventos. Procurou-se alternar entre difíceis ou fáceis (em termos de subida), entre Este ou Oeste, entre interior ou litoral. Sobretudo procurou-se combater a monotonia e fazer de cada evento uma surpresa. Muitos apareceram para correr ou caminhar sem saber bem ao que iam. Foram à descoberta, à aventura e adoraram. É esse o espírito, é isso que se procura para convencer muitos a sair do sofá nas noites de 6ª Feira.

Corridas6F Grafico1

Estes eventos nunca são no mesmo sítio. Isso implica que muitos participantes, ao aparecer nos locais indicados às 20:30, tiveram logo de vencer dois desafios: sair do conforto do lar e pegar num carro para conduzir vários kms. Por isso, quando contamos 53 participantes no último evento, ficamos com a certeza que esta aposta é a mais correcta e que estamos no bom caminho.

Corridas6F Grafico2

Além disso, não há nada mais gratificante que ouvir alguém dizer que duvidava ser capaz de subir a correr o Cerro de São Miguel, e que afinal superou o objectivo. Ouvir alguém dizer que foi a primeira vez que correu a tal ritmo. Ouvir alguém dizer que foi a primeira vez que conseguiu correr 10km sem parar. Ver caminhantes a subir ao Cerro da Cabeça de Câmera com enorme determinação e força de vontade, e sentir a euforia que tomou conta do grupo lá no alto. Na 2ª Feira, muitos puderam dizer com orgulho: “Eu estive ali em cima e a vista é fantástica” ou “Eu corri ao longo da praia da Falésia numa noite de Lua Cheia“.

Parabéns a todos os que, nas noites de 6ª Feira, decidem juntar-se a um grupo para caminhar ou correr. Já vamos com 53 participantes e esperamos que o número continue a aumentar.

1001231_701841739844786_2081903678_n

11º evento – Loulé

IMG_5599

13º evento – Olhão

IMG_7296

15º evento – praia da Falésia

IMG_5583a

Os ‘marcadores de passo’, que vieram por a ordem na corrida

Quem quiser estar a par das novidades basta consultar a página “Corridas à 6ª Feira

E quem quiser participar num evento, basta aderir ao grupo “Corridas à 6ª Feira” para poder fazer clique em [vou] . Tão simples quanto isso.

Bons treinos e até 6ª Feira, às 20:30, no ponto de encontro anunciado na página.

Esta entrada foi publicada em #Corridas6F, Algarve, Caminhar, Corrida com as etiquetas , , , . ligação permanente.

5 respostas a Assim vão as “Corridas à 6ª Feira”

  1. Tenho orgulho em ter participado na primeira edição, infelizmente tenho pena de não ter participado em mais nenhuma edição por motivos geográficos… Mas tenho a certeza que voltarei a participar! Fico contente por esta iniciativa continuar mesmo depois do bom tempo já ter ido embora há bastante tempo!

  2. Agr com a férias de fim de semestre espero ir a estas famosas corridas ! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s