JACK, um ensaio de teste

JACK, o campeão fotogénico da Elizabete Aço, foi o modelo para esta sessão de teste. Um teste onde quis ensaiar o que poderá ser, no futuro, uma sessão de fotos a um animal de estimação feita por este fotografo amador mas cheio de vontade de aprender e muito dedicado no que faz.

A sessão decorreu na casa da Elizabete, na sala de jantar. Para isso foi apenas necessário desviar a mesa que estava no centro, para se conseguir os cerca de 6 m2 de área que necessito para montar o fundo e os tripés. O fundo foi montado de frente para a janela da sala, permitindo ter luz adequada para a focagem perfeita da objectiva.

Usei um fundo “sem fim”, preto, em vinil, montado em dois tripés e preso no chão com dois sacos de gravilha, para evitar o uso de fita adesiva. Do lado direito coloquei a luz principal, em softbox redonda com 85cm de diâmetro e dois difusores. Na diagonal oposta, montei o flash secundário, em panela com grelha. Geralmente costumo usar esta luz em softbox rectangular com grelha, só que, o espaço no carro estava lotado e tive de optar por deixar esse difusor em casa.

Usei esta sessão para fazer a estreia do novo fundo em vinil, com 1,35m x 6,0m, e fiquei bastante satisfeito com o resultado final. Sobretudo pela facilidade com que se limpa de pêlos, baba, restos de comida ou gorduras. É mais caro que um fundo de cartolina, mas compensa pela durabilidade. Sobretudo se o uso for para este tipo de trabalhos.

Esta sessão teve a duração de duas horas, já incluindo o tempo de montagem e desmontagem do equipamento, o que, cumpriu exactamente com o que tinha planeado. Será essa duração que irei estimar para sessões futuras, podendo no entanto ser mais demorada caso o campeão não esteja a colaborar na pose. É algo que pode ser facilmente adaptado em função das condições no momento.

A sessão de fotos, dividida em três períodos (para alteração nas configurações ou disposição das luzes), teve um total de 130 registos. Dessas, seleccionei 65 como fotos potenciais para serem tratadas em Photoshop. Por fim, fiz a correcção a 7 fotos no Photoshop, as quais tinham 6 poses diferentes do Jack e uma com a Elizabete. Nas sessões futuras, julgo que será de considerar a correcção de 10 fotos no Photoshop, as quais serão depois disponibilizadas em grande formato, caso o interessado queira proceder a uma impressão para um quadro ou tela.

Em resumo, para quem possa estar interessado:

  1. A sessão fotográfica é realizada na casa do Campeão;
  2. A duração é de cerca de 2h, podendo durar mais se necessário;
  3. A área a disponibilizar para a sessão fotográfica é de cerca de 6 m2;
  4. Durante a sessão fotográfica serão feitos os registos necessários para obter diversas poses e expressões do Campeão, não existindo um número mínimo ou máximo;
  5. Todos os registos serão disponibilizados numa pasta do Google Drive;
  6. Será feita uma selecção dos melhores registos, na qual, se tentará obter 10 registos para correcção final em Photoshop. Essa selecção será submetida à apreciação do interessado, podendo ser alterada á sua escolha;
  7. Os registos tratados em Photoshop serão disponibilizados em grande formato caso haja interesse na sua impressão em tela (não incluída no trabalho);
  8. Demais pormenores serão discutidos posteriormente entra ambas as partes;

Por fim, ficam os registos finais do JACK que foram tratados em Photoshop.

.
.
.
.
.
Esta entrada foi publicada em Cão, Sem categoria com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s