A semana que passou … 12.08.2013 – 18.08.2013

2ª Feira ZZZ
3ª Feira Natação – Treino de natação no mar. Total: 800m.
.
Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer 10Km repartidos da seguinte forma: 2 voltas de aquecimento (ritmos entre 5:50min/Km e 5:40min/Km) + 2 x (1 volta rápida, ritmo 4:50min/Km + 1 volta recuperação, ritmo 5:40min/Km). Cada volta tem 1 milha.
4ª Feira Natação – Treino de natação no mar. Total: 1000m.
.
Corrida (Garmin) – Treino com o objectivo de fazer 10Km a ritmo lento. No final deu ritmo médio de 5:42 min/km e RCM de 145 bpm.
5ª Feira ZZZ
6ª Feira Natação – Treino de natação no mar. Total: 1000m.
.
Corrida (Garmin) – Subida nocturna ao Cerro de São Miguel, num treino incluído no evento “Corridas à 6ª Feira”. O ritmo foi confortável o que permitiu fazer a subida de forma mais fácil do que estava à espera. Fui-me guiando pelas pulsações, tentando que não ultrapassassem os 160bpm. Quando isso sucedia, caminhava durante 30s e voltava a correr. Fez-se bem. Pior foi a descida, que causou dores nas pernas. E já na estrada de acesso a Moncarapacho, para acabar em beleza, andei a correr a 4:00min/Km. Mas foi por pouco tempo, já que o cérebro começou a disparar alarmes a dizer que aquilo não era um treino de séries e que eu devia ter juízo
Sábado ZZZ
Domingo Ciclismo (Garmin) – Treino de 112Km com acumulado de subida de 1.081m, feito em 4:28:04, o que deu média de 25.1 km/h.
 

Distância (Km)

Volume (h)

Natação

2.8

1:10:00

Ciclismo

112

4:30:00

Corrida

31

3:00:00

   

8:40:00

Valores no final da semana, medidos a 19.08.2013, 2ª Feira manhã

Peso : 81.8Kg / Gordura Corporal: 22.5%

Última semana de férias onde aproveitei para continuar com as sessões de natação no mar. Cerca de 25min com a água a temperatura ideal e boa visibilidade, fazendo lembrar que estaria a treinar na piscina. Satisfeito pelo volume razoável de treinos e distribuição equilibrada do tempo em cada segmento. Na 5ª Feira, feriado, era suposto ter ido fazer uma volta grande de ciclismo, mas por azar tenho andado atacado pela treta da rinossinusite alérgica, coisa que tem dado má dormido e impedido de descansar o suficiente. Basta encostar a cabeça na almofada para começar a sessão de tosse seca, que só termina quando me coloco numa posição sentado. E como era o 15 de Agosto, nem pensar em ir à praia. Demasiada gente para o meu gosto. Na 6ª Feira foi a vez da subida ao Cerro de São Miguel, coisa que eu pensava ser um martírio desgraçado. O plano de ataque era seguir num ritmo confortável, sem levar o esforço ao máximo. Para isso fixei o limite de batimentos cardíacos em 160bpm (cerca de 92% do máximo teórico) e segui num ritmo máximo que permitisse ficar nesse patamar. Sempre que o esforço fazia ultrapassar esse limite, caminhava durante 30s para recuperar e voltava a correr. À custa disso consegui fazer a subida sem ficar de rastos, obtendo um ritmo médio de 6:44min/Km. A descida foi feita com cautela, num ritmo médio de 5:32min/Km, pois não queria deixar-me embalar num ritmo muito elevado que pudesse vir a causar alguma lesão. Apesar desse cuidado, fiquei com dores nos músculos e com a sensação que a descida tinha custado mais que a subida. Por fim, um longo treino de ciclismo no Domingo para acabar a semana em beleza. O peso teve ligeira descida, mas a gordura corporal aumentou. Mas o que seria do mês de Agosto se não houvessem exageros?

Esta entrada foi publicada em Treino com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a A semana que passou … 12.08.2013 – 18.08.2013

  1. LUIS VIEGAS diz:

    A TREINAR COM ESSE VOLUME SEM OBJECTIVO ALGUMA VÊM AI?
    ANIMA-TE AI IR AOS 5KM DO ALQUEVA

    • 🙂 Luis, quando foi a preparação para o Iberman, tive semanas em não consegui chegar a este volume e até já punha em causa que conseguisse preparar-me para a prova. Agora, sem qualquer objectivo a curto prazo, ando a fazer cerca de 8 a 9h semanais de treino como se isso fosse já o ‘normal’. Nem que seja apenas pelo gosto de manter a forma física. Aquilo que irá progressivamente aumentar serão os treinos de corrida, sobretudo a pensar numa prova de 10Km, que vai haver em Faro em Outubro (organizada pela Xistarca), e nas X Milhas do Guadiana

  2. Pingback: De Sedentário a Maratonista Só faltou correr » De Sedentário a Maratonista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s